quarta-feira, 3 de junho de 2020

História ambiental e história indígena

Divulgamos o E-book História ambiental, história indígena e relações socioambientais no Semiárido brasileiro, publicado pela Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH, 2018). 





Trata-se de coletânea organizada pelos professores Carlos Alberto Batista Santos, Edson Hely Silva e Edivania Granja da Silva Oliveira. no livro, o Semiárido nordestino é tomado como espaço geográfico privilegiado para diversas análises que agregam história ambiental e história indígena. 


Os autores e as autoras partem de perguntas instigantes:
Quais as relações ambientais dos diferentes grupos humanos que habitam o Semiárido em suas especificidades no Nordeste do Brasil? Como as especificidades desse Ambiente com longas estiagens e secas periódicas influenciam as vidas das chamadas populações tradicionais? Como as populações transformaram esse Ambiente para habitá-lo há gerações? Quais as relações socioambientais, relações de poder, as representações, os significados nos acessos e usos dos recursos naturais pelas populações que habitam essa região semiárida? Como o Ambiente influencia as expressões socioculturais dos povos que habitam o Semiárido brasileiro?

Nos textos que compõem essa coletânea os/as autores/as buscaram articular discussões sobre diversas temáticas a respeito das relações socioambientais no Semiárido nordestino. Pensando, analisando e refletindo sobre o Nordeste brasileiro para além das imagens do flagelo da seca, da pobreza, do êxodo rural e do considerado atraso, situações ainda constantemente veiculadas e atribuídas como um marco de identidade para a Região. Nessa perspectiva, os textos reunidos nesse livro procuraram discutir os processos históricos e as relações humanas em suas especificidades locais/regional. Ou seja, pensando no Semiárido nordestino como vários, ou refletindo sobre um Nordeste múltiplo no Semiárido brasileiro*.

Baixe o livro AQUI e confira essa importante e inovadora obra. 

Boa leitura!


* Excerto do texto de apresentação do livro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...