domingo, 14 de junho de 2020

Ailton Krenak - Vozes da Floresta

Em entrevista ao Le Monde Diplimatique Brasil, na série "Vozes da Floresta: A aliança dos Povos da Floresta de Chico Mendes a nossos dias", o líder indígena Ailton Krenak fala sobre a ideia da Aliança para os dias de hoje, o que é ser índio no Brasil, a ideia de resgate e identidade, a importância da memória, o modo de gestão territorial indígena, a relação dos movimentos sociais com a política institucional e as contradições e desafios que o atual momento histórico coloca a todos os brasileiros. 

Vale muito a pena assistir uma das principais lideranças indígenas brasileiras, com uma postura muito crítica em relação aos rumos que nossa sociedade vem tomado, em relação à Amazônia e aos povos que a habitam:

"Vamos ver como que a gente vai seguir daqui pra frente com o ataque contra a floresta e contra o povo da floresta, contra a própria ideia da florestania. Se o legado da Aliança dos Povos da Floresta ainda é capaz de criar alguma potência transformadora", disse Ailton. 

Para compreensão do conceito de Florestania, veja o trabalho de Anailton Guimarães Salgado: Florestania: um desafio de cidadania no contexto pós-colonial.

Assista a entrevista de Krenak no Youtube:




Produção Memória Viva 
Esta série faz parte do documentário "Não verás país nenhum"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...