segunda-feira, 1 de junho de 2020

Saúde e Agroecologia

A interação saúde e agroecologia é um dos temas mais relevantes e urgentes da atualidade. A agroecologia é considerada, por muitos pesquisadores, a perspectiva capaz de produzir alimentos saudáveis para os humanos e para o ambiente. 
Para aprofundar o tema, divulgamos o primeiro volume do Caderno de estudos: saúde e agroecologia, uma publicação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), em 2019. O livro é fruto do I Encontro Diálogos e Convergências em Saúde e Agroecologia, realizado no Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty/RJ, em 2018.

De acordo com as apresentações do livro*, a coleção Caderno de Estudos em Saúde e Agroecologia surge com dois objetivos: (1) contribuir para a produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, voltados para a promoção e melhoria das condições de vida e saúde da população, com ênfase na redução das desigualdades e iniquidades no acesso aos serviços e às condições promotoras da saúde; bem como ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado em uma visão ampliada de saúde e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país; e (2) consolidar o Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, como processo estratégico, com base na divulgação de produções técnico-científica que contribuam para a compreensão das múltiplas conexões entre saúde e agroecologia e que ajudem a pensar caminhos de atuação conjunta entre os campos.

A proposta da Caderno de Estudos em Saúde e Agroecologia foi formulada em conjunto, por representantes que atuam na Fiocruz, na ABA e na ANA, se baseia na seleção de documentos que foram publicados nos últimos anos – artigos ou relatórios –, que justamente trabalham as relações entre saúde e agroecologia, que não estão disponíveis em português, para traduzi-los e ampliar a divulgação desses materiais.

É importante destacar a parceria entre a Fiocruz, ANA e ABA na publicação. Ela representa mais um dos esforços das associações de agroecologia em promover diálogos e convergências, na perspectiva de fortalecer a denúncia de conflitos e opressões que ameaçam os territórios, mas, sobretudo, na perspectiva de identificar e articular experiências concretas e da força que pulsa no fazer coletivo das comunidades, aldeias, quilombos, associações, cooperativas, sindicatos e tantas outras expressões da organização popular.

Nesses arranjos de resistência, a agroecologia é compreendida enquanto um conjunto de princípios e práticas que orientam nossas formas de habitar, conviver, comercializar, circunscrita por diferentes dimensões, como a cultural, a ecológica, a econômica, a social e a política, desdobrando-se em inúmeras experiências e iniciativas nos territórios. A concepção da agroecologia como ciência, prática e movimento vem calçando um caminho que aproxima, articula e amplia elos e alianças e, neste sentido, é importantíssima a parceria construída entre ABA, ANA e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nos últimos anos.

Como afirma a publicação, uma vida saudável infelizmente permanece fora do alcance de muitos dos que trabalham nos diferentes elos das cadeias agroalimentares dominadas pelas grandes corporações capitalistas. Em meio a tantas ameaças que os estudos sistematizam neste material, a boa notícia é que as mudanças também já estão acontecendo. O desafio de promover abordagens cada vez mais integradas, onde seja possível visualizar ações que cuidem da saúde ao mesmo tempo em que garantem a integridade ambiental e a equidade social, é apontado pelos estudos como um dos requisitos básicos para construção e valorização dos sistemas alimentares sustentáveis.

Para baixar o livro, clique AQUI

Boa leitura!

* Texto construído a partir das apresentações da Fiocruz e ANA/ABA na publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...