Divulgamos chamada de artigos para dossiê sobre história e natureza na Revista fiar, da Associação Internacional de Estudos Inter-americanos, situada em Bielefeld, Alemanha.
Dossiê: Negotiating Nature in the Americas: Imaginaries and Interventions between preservation and exploitation
Prazo para envio dos artigos: 1º de julho de 2015
A fiar aceita textos nos idiomas Inglês, Espanhol, Português ou Francês.
Veja a chamada, traduzida:
Negociando a Natureza nas Américas: Imaginários e Intervenções entre preservação e exploração
A invenção das Américas, na esteira das conquistas europeias, ocorreu em grande parte com base em representações da natureza. A idealização do potencial do solo e do subsolo, a ideia de fronteira e proximidade física com o "selvagem", a percepção de grandes distâncias e vastos espaços geográficos constituíram imaginários sociais da natureza no período colonial. As "trocas colombianas" também trouxeram transformações ambientais em grande escala, tornando a interação entre seres humanos e natureza uma questão central na formação das sociedades americanas modernas.
Desde os tempos coloniais, essa interação tem gerado controvérsias sociais que ainda sustentam grandes discussões políticas: a Natureza deve ser destruída ou preservada; domada ou mantida "selvagem"; intensamente explorada ou gerida de forma sustentável? Vertentes discursivas que, por vezes, remontam às chamadas "descobertas" das Américas devem ser discutidas em conexão com os mais recentes conceitos relacionadas à natureza, como conservação, neo-extrativismo, biodiversidade ou desenvolvimento sustentável.
Esse número temático de fiar busca discutir o significado da Natureza para as sociedades da América, bem como a mudança ambiental concreta a partir de uma perspectiva interdisciplinar que traz ciências humanas, ciências sociais e ciências naturais para dialogar. Como a natureza é politicamente negociada e socialmente produzida? Quem são os atores dentro dessa negociação? Quais as estratégias que eles usam? Para responder a essas perguntas, vamos prestar muita atenção aos processos de intercâmbio transnacional e de circulação de ideias e experiências dentro do continente americano (s). Espera-se contribuir para um corpo de evidências, incluindo possíveis semelhanças, identificar as excepções locais e compreender as rupturas e continuidades nas relações sociedade-natureza ao longo do tempo. Nessa perspectiva, estamos buscando trabalhos que:
- reflitam sobre a "natureza" como imaginada - construída/ material - concreta / ou ambas;
- analisem o papel da natureza na construção de identidades coletivas (incluindo a construção da nação);
- contribuam para uma história ambiental das Américas (ou locais específicos nas Américas);
- estudem tentativas concretas de incluir a natureza em um projeto de sociedade (eco-turismo, parques nacionais, legislação ambiental, economia verde, etc.);
- discutam a intervenção humana na natureza e seus efeitos materiais ( mudanças no uso da terra e silvicultura, neófitos, extinção de espécies, etc.);
- explorem o estabelecimento de padrões coloniais bem como a persistência da herança colonial nas relações sociedade natureza no Americas.
Artigos completos devem ser apresentados em Inglês, Espanhol, Português ou francês até 1º de julho de 2015, seguindo as diretrizes de submissão da revisão, que podem ser consultadas em:
Por favor, envie seus textos (não mais de 10 000 palavras) para a revisão por pares para fiar@interamerica.de
Essa Edição Especial é editada por Antoine Acker, Olaf Kaltmeier e Anne Tittor. Se você tiver alguma dúvida sobre este assunto, por favor, entre em contato com Antoine Acker:
Para ver a chamada original, em inglês, clique AQUI.
Mãos à obra...
Olá, bom dia!
ResponderExcluirFico sempre muito feliz e amparada culturalmente quando recebo a newsletter de vcs.
Talvez vocês consigam o livro "Cem Anos de Mentira - Como Proteger-se dos Produtos Químicos que Estão Destruindo a Sua Saúde" de Fitzgerald, Randall .
Ando à procura desta preciosidade. Encontrei em um sebo apenas, que não respondem e quem nem ao menos indicam como pagar para eu receber pelo correio.
Há tempos que estou atrás deste conteúdo. Vem bem a calhar com o site e certamente será esclarecedor e contribuirá em muito com a divulgação das atrocidades realizadas contra a saúde dos seres vivos.
Agradeço muito se tiver um retorno e fico na torcida de que vcs consigam para postar no site e colar à disposição dos leitores e interessados no assunto.
Abraços e que o Universo conspire sempre a favor da equipe para que tenhamos mais e mais leituras.
Izabella Maria Swierczynski zs
Geógrafa/Curitiba-PR