sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A vida do solo - Filme de Ana Primavesi (1968)

Divulgamos um verdadeiro achado, que ficou perdido na poeira do tempo, mas que, felizmente, foi redescoberto. Trata-se do filme A vida do solo, realizado entre 1963 e 1968, no Instituto de Solos e Culturas da Universidade de Santa Maria (UFSM), pelo casal de Engenheiros Agrônomos Artur e Ana Primavesi. 

Felizmente essa pérola didática sobre o estudo dos solos foi restaurada e agora está disponível no Youtube


A vida do solo tem 46 minutos de duração, ao longo dos quais explica a vida nos solos, ou melhor, como funciona sua micro vida. A partir de desenhos, as inter-relações e interdependências entre esses minúsculos mas importantíssimos seres é apresentada, de forma muito didática.


Ana Primavesi escreveu o enredo e foi a orientadora científica do filme. A qualidade está prejudicada pela ação do tempo, no entanto, é perfeitamente possível assistir e compreender a riqueza do material. 

É uma excelente ferramenta para o ensino de ciências nas escolas, mas também em cursos de Agroecologia e práticas agrícolas saudáveis para agricultores e profissionais em geral. Todos que assistirem se encantarão com a maneira como a microfauna do solo é apresentada e perceberão a importância de trabalhar para um solo saudável. 

Assista o filme:



Ana Primavesi 

É uma das mais importantes pesquisadoras na área da agroecologia e da agricultura orgânica. Nasceu em St. Georgen ob Judenburg, na Áustria, em 3 de outubro de 1920. Única aluna feminina de sua turma, formou-se em ciências agronômicas e ciências florestais na Universidade Rural de Viena e, posteriormente, fez doutorado sobre nutrição de plantas e solos. Ela dedicou sua vida ao estudo do solo, sua paixão. "Solo é vida e é a base da vida. Há muita vida nele e muita dependência dele". Aos 26 anos, casou-se com Artur Primavesi, também agrônomo. Após a Segunda Guerra mundial, em 1949, mudaram-se para o Brasil. Visitando fazendas e conversando com agricultores, o casal aprendeu português e começou a escrever livros e manuais. Com 41 anos, acompanhou Artur para atuarem na Universidade Federal de Santa Maria, após analisarem ofertas de trabalho na Unesp em Botucatu e na Universidade de Brasília. Ali, lançou-se de corpo e alma na pesquisa científica, em áreas que considerava deficientes na pesquisa do solo. Artur criou o Instituto de Solos e Culturas e foi o braço organizador, articulador de parcerias, captador de recursos e divulgador do Instituto, e Ana era o braço pensante e científico. O Instituto ficou conhecido na Europa e Estados Unidos em pouco tempo. Ao longo da vida, Ana Primavesi publicou 12 livros e 94 textos e artigos científicos. Ela e o marido foram professores na Universidade Federal de Santa Maria entre 1961 e 1974. Em 1977, faleceu Artur. Em 1979, Ana lançou seu livro-chave, o Manejo Ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais, após diversos anos de desenvolvimento e discussões com editores e consultores ad-hoc. Suas pesquisas e livros indicavam uma agricultura que privilegiava a atividade biológica do solo e buscava, assim, o incremento do teor de matéria orgânica e de húmus do solo, evitando o revolvimento do mesmo, e utilizava técnicas como a adubação verde, rotação de culturas e quebra ventos. Ana Primavesi alertava em relação à orientação da adubação restrita ao uso de NPK e ressaltava a importância dos microelementos na eficiência produtiva e na sanidade vegetal. Foi pesquisadora da Fundação Mokiti Okada e uma das fundadoras da Associação da Agricultura Orgânica (AAO), uma das primeiras associações de produtores orgânicos do Brasil. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, como o One World Award da IFOAM, em 2012, além de títulos Doctor honoris causa em diversas universidades brasileiras. Em 2014, foi anunciada Patrona da Agroecologia Nacional, cuja data é o de seu natalício, 3 de outubro.

Síntese do verbete preparado por Gisele Freitas Vilela (Engenheira Agrônoma e pesquisadora da EMBRAPA), disponível em AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...