Sobre o blog


Foto: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=13916&jazyk=PT

A Voz da Primavera é um blog dedicado à divulgação de textos,  eventos e atividades na área de história ambiental. A proposta do blog é reunir conteúdo de diferentes suportes sobre história ambiental: entrevistas em áudio e vídeo com historiadores ambientais brasileiros e de outras nacionalidades; filmes com temática ambiental; links para sites e blogs interessantes na área; meus próprios textos, tanto acadêmicos quanto de divulgação em jornais, revistas e websites;  outros tipos de materiais que fui garimpando na internet, ao longo dos últimos anos. A ideia é reunir um pequeno banco de dados para pesquisas futuras, sem a pretensão de ser definitivo – algo impossível – mas, pelo contrário, sempre em construção.
O título A Voz da Primavera é inspirado no livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson (publicado originalmente em 1962). A ideia surgiu no início dos meus estudos sobre o movimento ambientalista, em 2005, quando foi possível constatar a importância desse livro no contexto do surgimento do ambientalismo em todo mundo, na virada dos anos 1960-70. Eu pensei, então, que esses movimentos traziam uma esperança de acabar com o silêncio percebido por Carson (a ausência do canto dos pássaros, devido às aplicações de agrotóxicos), denunciando os problemas ambientais e propondo uma nova ética humana perante a natureza. O ambientalismo representa, no sentido oposto, uma voz na primavera. Daí vem o título. Eu continuo pesquisando o movimento ambientalista, porém de forma diferente, por meio da escrita de biografias, sob a perspectiva da história ambiental. O título é bonito e ainda faz sentido nas minhas investigações, por isso decidi deixá-lo registrado no blog.
Mas, esclareço, mesmo que o principal tema seja história ambiental, eventualmente publicarei notícias, textos, e minhas próprias impressões sobre assuntos também importantes do contexto atual, ligados à política, cultura e educação. Esses temas envolvem e são envolvidos pelo ambiente e pela história, portanto, não podem ser deixados de lado. 
Espero que a leitura dos materiais seja útil para você, fazendo com que retorne mais vezes. Seja sempre bem-vindo/a!

Elenita Malta Pereira
Autora e Editora de A Voz da Primavera
Doutora em História (UFRGS)
Currículo lattes: clique AQUI




2 comentários:

  1. Bom dia.

    Muito interessante o seu trabalho.
    Parabéns pela dedicação e organização do conteúdo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...