Agrofloresta com Ernst Gotsch
Ernst Götsch é um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 1980 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com o acúmulo de mais de três décadas de trabalho que resultaram na recomposição de 410 hectares de terras degradadas (dos quais 350 foram transformados em RPPN, a primeira da Bahia), Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural de florestas, sempre complexificando sistemas, ao que convencionou chamar de Agricultura Sintrópica (ANDRADE, PASINI, 2014).
No vídeo "Da horta à floresta", produzido por Dayana Andrade e Felipe Pasini, são apresentadas os sítios de Juã e de Rômulo, no Distrito Federal, em que ambos colocam em prática a agricultura sintrópica. Trabalhando com agroflorestas, os dois agricultores "ajudam" a natureza a otimizar seus processos. O resultado é recuperação de áreas extremamente degradadas e produção econômica significativa, mais eficiente que os plantios orgânicos convencionais.
Vale a pena assistir e perceber que nem sempre a interferência humana na natureza é ruim. O vídeo mostra exemplos bem ao contrário, em que os humanos podem colaborar na regeneração de ecossistemas devastados. Mesmo os solos mais compactados podem voltar a ter vida abundante. A agricultura sintrópica, ao conjudar floresta e agricultura pode ser aplicada em larga escala, alimentando o mundo com alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, preservando a natureza.
Como diz Gotsch ao final do documentário: "Temos que criar áreas de inclusão premanente, não áreas de proteção permanente". Com isso ele expressa seu pensamento: é na interação entre pessoas e ecossistemas que se encontra a saída para a crise ambiental - a interação positiva, regeneradora dos processos da vida, boa para o planeta e para todos nós.
Assista ao documentário "Da horta à floresta", em português (legendas em inglês), no youtube:
Para conhecer mais sobre o trabalho de Ernst Gotsch, veja:
Livro: O renascer da agricultura.
Artigo: Implantação e Manejo de Agroecossistema Segundo os Métodos daAgricultura Sintrópica de Ernst Götsch
Website: Agenda Gotsch
O filme pode ser assistido também no Vimeo AQUI.
Muito obrigado!!!!! Fantástico video sobre agrofloresta, horta e pomar produtivos!!
ResponderExcluirFantástico !!!!! Quero ter esperança que chegaremos a 100% de nossas terras agrícolas praticando este plantio limpo.
ResponderExcluirDeus te ouça
ExcluirFantástico !!!!! Quero ter esperança que chegaremos a 100% de nossas terras agrícolas praticando este plantio limpo.
ResponderExcluirComo posso iniciar um projeto como este na região da grande Belo Horizonte?
ResponderExcluirOlá, recomendo a você entrar em contato por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), inclusive o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirGostei muito, é meu sonho. Temos uma p área de 20 mil metros que hoje so nasce capim e gostaria de cultivar fruticultura. Como conseguir orientações? Fica em Terezopolis Goiás. Na certeza de contar com vcs desde já agradeço. Ione
ResponderExcluirOlá, Ione, recomendo a você entrar em contato por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), inclusive o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirGostei muito, é meu sonho. Temos uma p área de 20 mil metros que hoje so nasce capim e gostaria de cultivar fruticultura. Como conseguir orientações? Fica em Terezopolis Goiás. Na certeza de contar com vcs desde já agradeço. Ione
ResponderExcluireu achei muito importante e isso que temos que fazer em todas nosas terras terras degradadas
ResponderExcluireu achei muito importante e isso que temos que fazer em todas nosas terras terras degradadas
ResponderExcluirA natureza so precisa de uma chance, a agricultura sintropica veio pra ficar.
ExcluirA natureza so precisa de uma chance, a agricultura sintropica veio pra ficar.
Excluirboa tarde, gostaria que me enviasse material ou como adquirir material para seguir essa linha de agricultura meu desejo e trabalhar com alimentos saudaveis sem agredir o meio ambiente. obrigada
ResponderExcluirboa tarde, gostaria que me enviasse material ou como adquirir material para seguir essa linha de agricultura meu desejo e trabalhar com alimentos saudaveis sem agredir o meio ambiente. obrigada
ResponderExcluirOlá, Cleuza, recomendo a você entrar em contato por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), inclusive o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirBoa tarde , vi o vídeo e fiquei encantada , gostaria de implantar esse sistema em região da caatinga, moro em sp, mas temos um pedaço de terras na Bahia , onde estamos iniciando a plantação de mangas Palmer e ,não quero usar agro-toxico, preciso saber como faço para implantar esse estilo , mas também intercalar a plantação com algumas arvores nativas ,qual tipo de arvores, nosso sistema de irrigação é conta gotas vinda de um artesiano por favor pode nos ajudar ? aguardo retorno , pode ser por e-mail .
ResponderExcluirBoa tarde , vi o vídeo e fiquei encantada , gostaria de implantar esse sistema em região da caatinga, moro em sp, mas temos um pedaço de terras na Bahia , onde estamos iniciando a plantação de mangas Palmer e ,não quero usar agro-toxico, preciso saber como faço para implantar esse estilo , mas também intercalar a plantação com algumas arvores nativas ,qual tipo de arvores, nosso sistema de irrigação é conta gotas vinda de um artesiano por favor pode nos ajudar ? aguardo retorno , pode ser por e-mail .
ResponderExcluirOlá, Cida, recomendo a você entrar em contato por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Inclusive, pelo que consta no site, ele vai estar na Bahia agora em junho, dê uma olhada lá. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirOlá boa noite,ouvindo a novela achei muito interessante e resolvi pesquisar o tema,fiquei maravilhada!
ResponderExcluirGostaria de saber se as idéias são somente para terras degradadas?
Maravilhoso projeto. A solução para o planeta e fome mundial. Adoraria poder vivenciar esta experiência. Parabéns.
ResponderExcluirO mundo somente será sustentável se todos respeitarmos a voz da natureza.
ResponderExcluirEsse sistema funciona no cariri paraibaano pq aqui é muito quente como faço para ter uma orientaçao meu email é amiltonlima@fiepb.org.br sou de campina grande e gostei demais do sistema
ResponderExcluirEsse sistema funciona no cariri paraibaano pq aqui é muito quente como faço para ter uma orientaçao meu email é amiltonlima@fiepb.org.br sou de campina grande e gostei demais do sistema
ResponderExcluirOlá, Caio, creio que funciona sim, pois o trabalho do Götsch é na Bahia, mas recomendo a você entrar em contato com ele por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirOla Caio, na universidade federal do cariri ja tem cursos nessa área, procure a universidade.http://caririrevista.com.br/primeiro-curso-de-permacultura-no-cariri-e-lancado-na-ufca/
Excluirhttp://caririrevista.com.br/primeiro-curso-de-permacultura-no-cariri-e-lancado-na-ufca/
ExcluirNa página acima está a informação de que o livro Primavera Silenciosa tem dowload grátis. Tentei e foi cobrado.
ResponderExcluirOlá, Elisangela, são dois links, caso um ou outro não funcione. Este está ok e é gratuito: https://biowit.files.wordpress.com/2010/11/primavera_silenciosa_-_rachel_carson_-_pt.pdf
ExcluirParabéns!!"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano
ResponderExcluirAssista ao filme,
ResponderExcluirAlguém muito especial um dia disse:"O conhecimento vos libertará".
ResponderExcluirObrigada por tudo que estou tendo a oportunidade de conhecer, para aprender.
Simplesmente lindo, além de perfeito, realmente ñ é algo que está longe da nossa realidade, irei fazer faculdade agr e que quero que a agricultura sintropica faça parte do meu projeto de vida
ResponderExcluirQuero a sintropia na minha vida. Estou começando a fazer no quintal da minha casa e pretendo fazer em todos os terrenos de minha família.
ResponderExcluirQuero a sintropia na minha vida. Estou começando a fazer no quintal da minha casa e pretendo fazer em todos os terrenos de minha família.
ResponderExcluirSem desmerecer o grandioso trabalho aqui apresentado, vale dizer q Ernest não inventou tudo isso. Seu grande diferencial é a integral aplicação de principios milenares, abandonados por muito em função das facilidades modernas, tecnológicas e etc. Mesmo os órgãos de pesquisa do governo apontam para a mecanização e uso indiscriminado de insumos e defensivos agrícolas.
ResponderExcluirSou técnico agrícola e venho na pegada da agricultura sintropica ha algum tempo, com outra nomenclatura:agrosilvopastorio.
A reforma agrária é uma necessidade e que, com ela, se estabeleça o modo de produção sustentável
Sem desmerecer o grandioso trabalho aqui apresentado, vale dizer q Ernest não inventou tudo isso. Seu grande diferencial é a integral aplicação de principios milenares, abandonados por muito em função das facilidades modernas, tecnológicas e etc. Mesmo os órgãos de pesquisa do governo apontam para a mecanização e uso indiscriminado de insumos e defensivos agrícolas.
ResponderExcluirSou técnico agrícola e venho na pegada da agricultura sintropica ha algum tempo, com outra nomenclatura:agrosilvopastorio.
A reforma agrária é uma necessidade e que, com ela, se estabeleça o modo de produção sustentável
Desejo implantar o sistema agrofloresta no meu sitio mais aqui é muito seco tipo semiarido é so a terra e questão aqui é muito difícil por que não tem água so no periodo de inverno o que não acontece a cinco anos e ai como faço me ajudem podem responder pelo zaap 83 9984-0669 obrigador
ResponderExcluirDesejo implantar o sistema agrofloresta no meu sitio mais aqui é muito seco tipo semiarido é so a terra e questão aqui é muito difícil por que não tem água so no periodo de inverno o que não acontece a cinco anos e ai como faço me ajudem podem responder pelo zaap 83 9984-0669 obrigador
ResponderExcluirNa verdade tenho visto todos os videos tudo sobre agrofloresta e acho fantastico mais em nenhum dos videos falam de como usa a água para se o sistema é enrrigado ou qual é a fonte de abastecimento pq sem água acho que não funciona e pra nós aqui do cariri paraibano a seca é muito forte e ai como faço.pode enviar resposta pelo zaap 83 9984-0669 muito obrigado.
ResponderExcluirNa verdade tenho visto todos os videos tudo sobre agrofloresta e acho fantastico mais em nenhum dos videos falam de como usa a água para se o sistema é enrrigado ou qual é a fonte de abastecimento pq sem água acho que não funciona e pra nós aqui do cariri paraibano a seca é muito forte e ai como faço.pode enviar resposta pelo zaap 83 9984-0669 muito obrigado.
ResponderExcluirOlá, Malu, não tenho esses detalhes técnicos, recomendo a você entrar em contato com o Gotsch por meio do site "Agenda Götsch" (http://agendagotsch.com/courses/), o Ernst Götsch ministra cursos com frequência. Veja com eles se podem assessorar você. Aqui só fiz uma divulgação de seu lindo trabalho. Obrigada pelo interesse e volte sempre ao blog!
ExcluirOlá, no link da postagem, você tem acesso ao arquivo em pdf do livro. Talvez encontre o livro físico em algum sebo ou na Estante Virtual.
ResponderExcluirEspetacular. Emocionado aqui com a iniciativa. Eu tbm prego que a defesa ao ambiente deve ser prática, e não ficar só em discurso. Para melhorar a produção, recomendo introdução da apicultura no conceito. Temos uma infinidade de abelhas sem ferrão, e, se a área for de tamanho que assegure segurança, tbm introdução de apis mellifera. Mais um detalhe: em vez de eucalipto, o qual tem natureza sedenta, que tal o cajá, ou a acácia?
ResponderExcluir