Divulgamos uma iniciativa muito importante que está ocorrendo na Serra do Gandarela, a 40 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Por meio da campanha "Plante uma árvore no Gandarela", a Ikebana Flores, em parceria com o Coletivo Cirandar, está promovendo o plantio de mudas, com o objetivo de restaurar, nem que seja em parte, a Mata Atlântica local. A campanha já está na 4ª fase. Veja abaixo um texto de divulgação da campanha e fotos dos plantios já realizados. Se você mora em Belo Horizonte, vale muito a pena participar. Se você é de outra cidade/estado, olha só que bom exemplo para copiar:
Uma das árvores sendo plantada, em novembro de 2014. |
Campanha de sustentabilidade mobiliza internautas em prol da Serra do Gandarela
*Por Thaís Alessandra, do Coletivo Cirandar
Em Minas Gerais, a cerca de 40 km de Belo Horizonte, considerada a maior dimensão territorial de cangas ferruginosas do Brasil e a segunda mais ampla floresta de Mata Atlântica do Estado, está situada a Serra do Gandarela, entre as Serras do Curral, Piedade e Caraça, em meio aos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.
Mapa da região onde se localiza a Serra do Gandarela (MG). |
As Bacias Hidrográficas do Gandarela são indispensáveis para Minas Gerais: Rio das Velhas e São Francisco, Rio Piracicaba e Doce. No entanto, elas estão em risco devido ao monopólio da mineração que assola todo o bioma natural dessa Serra e ameaça toda a região.
Vista do local onde as mudas foram plantadas, em 2014 |
Por causa desses abusos ambientais, a Ikebana Flores, em parceria com o Coletivo Cirandar, está propagando a campanha Plante uma árvore no Gandarela, que tem por missão plantar árvores nativas em nome de todos os internautas que apoiarem e divulgarem essa causa. As ações dos plantios serão noticiadas nas redes sociais e site da Ikebana Flores.
As mudas recebem o nome de seus apoiadores. |
Até o momento, 307 internautas, entre empresas e blogueiros, abraçaram essa causa em prol da Serra do Gandarela. "Plante Uma Árvore" conquistou o apoio da Rede Super de Televisão, em sites como SOS Mata Atlântica, Instituto Brookfield e Instituto Estrada Real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário