quinta-feira, 18 de junho de 2015

"Cidades paulistas: Estudos de história ambiental urbana"

A produção intelectual de qualidade na área da história ambiental não para de crescer. Entre 27 e 31 de julho de 2015, durante o XXVIII Simpósio Nacional de História, em Florianópolis, será lançado o  livro Cidades paulistas: Estudos de história ambiental urbana, organizado pelo Professor Janes Jorge (UNIFESP).



As cidades passaram a ocupar posição central nos debates sobre o meio ambiente. Por um lado, a superação da crise ambiental contemporânea passa pelas cidades, que, ao processarem quantidades formidáveis de trabalho, recursos naturais e energia e gerarem todo tipo de resíduos, causam forte impacto nos sistemas naturais que suportam a vida do planeta, o que atinge a vida dos seres humanos nas cidades ou fora delas. Por outro lado, a crescente urbanização da população mundial faz com que a reflexão sobre as condições ambientais das próprias cidades ganhe ainda maior urgência e complexidade.


Os artigos reunidos em Cidades Paulistas pretendem contribuir para esse debate tão necessário. O livro é uma coletânea de 14 artigos, escritos por autores que tiveram sua formação acadêmica em universidades paulistas e formam um rede de relações acadêmicas anteriores à publicação do livro. A maior parte deles pertence a grupos de pesquisa e estudo que têm realizado interlocução ao longo dos últimos anos. São eles: o Laboratório de História e Meio Ambiente da UNESP (Labhima), o grupo de pesquisa História Mapas e Computadores da Unifesp/Arquivo Público do Estado de São Paulo (Hímaco), o grupo História Social do Trabalho e da Tecnologia como Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (HSTTFAU) e Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (CIEC). O livro, assim, ajuda a aprofundar nesse diálogo o debate sobre cidades e ambiente, ao mesmo tempo que lhe confere maior visibilidade e alcance acadêmico. 

Ao reunir autores e textos em proposta que se originou de relações acadêmicas concretas, a coletânea não pode abarcar cidades de todas as regiões do estado de São Paulo, como seria desejável. Essas ausências foram percebidas e lamentadas. Mas as questões pautadas pelo conjunto dos textos apresentam-se, afinal, como um convite à novas publicações e pesquisas.

A obra foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e publicada pela Alameda Editorial.

Cidades Paulistas estará à venda durante o Encontro da Anpuh, de 27 a 31 de julho, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina. O organizador e autores estarão autografando o livro nos dias 28 e 29 de julho (terça e quarta-feira), às 18 horas, na UFSC.

Abaixo o sumário da obra:

Apresentação: Janes Jorge

Prefácio: As Delicadas (e Irônicas) Relações entre Meio Ambiente, Sociedade e Modernidade - Cristina Mehrtens.

A cidade salubre e bela: propostas e planos de saneamento para a capital paulista no século XIX. - Cristina de Campos.

As inundações na região central da cidade de São Paulo: dinâmicas e significações (1850-1922). - Fábio Alexandre dos Santos.

A força da tradição. O rural e o urbano na paisagem de Piracicaba, na passagem do século XIX para o XX - Adalmir Leonidio.

A unidade urbana insalubre: incorporação, fiscalização e condenação dos cortiços paulistanos no final do século XIX. - Bianca Melzi De Domenicis.

Lembranças da Cachoeira do Inferno: as águas, a energia e a represa de Parnahyba (1899-1901) - Marco A. C. Sávio.

Seres Urbanos: Salubridade e Política em São Paulo. - Josianne F. Cerasoli.

Sob a mira difusa da lei. Animais e legislação municipal no meio ambiente paulistano (final do século XIX/início do XX) - Nelson Aprobato Filho.

A cidade, o rio e a hidrelétrica: figurações da cidade de Salto Grande/SP e do rio Paranapanema - Eduardo Giavara.

Guarapiranga: de represa combatida a patrimônio ambiental, 1906-2006.- Janes Jorge.

Mutações: o “american way” e o habitat urbano na Campinas do entreguerras. - Fernando Atique e Pedro Rossetto.

Sorocaba e seu rio: meio ambiente e transformações urbanas. - Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho.

Da cidade a demanda, do campo a esperança. Reflexões sobre a sustentabilidade do etanol (1975-2003). - Marcio Henrique Bertazi.

Parques Urbanos: Meio Ambiente, História e Política - Carlos Menarin.

São Paulo da Garoa? São Paulo das Enchentes! :a cidade e as mudanças climáticas. - Roger D. Colacios Roger D. Colacios.



O organizador de Cidades Paulistas, Janes Jorge, é Professor no curso de graduação e no programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu (Alameda/FAPESP, 2006).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...