Ter uma horta de onde retirar alimentos frescos e nutritivos pode ser a melhor saída para quem quer fugir dos agrotóxicos que acompanham o cultivo da maioria das frutas, legumes e verduras que encontramos no supermercado. Construir uma horta exige cuidados, uma certa dose de trabalho, mas certamente a recompensa vale a pena. Encontrei um manual online excelente que pode ajudar na construção de uma horta em pequenos espaços, basta ter o local e força de vontade para, em pouco, tempo, começar a colher as delícias orgânicas que brotarão.
O curso "Horta Orgânica Doméstica" está dividido em três módulos, que abrangem o planejamento da horta (local, ferramentas necessárias, compostagem, escolha das plantas); execução e plantio (preparo do solo, nutrientes, modelos de canteiros, produção de mudas); manejo e tratos culturais (cuidados, adubação orgânica, rega, manejos). Tudo é explicado passo-a-passo e ilustrado com fotografias muito esclarecedoras.
Bastam 10 m2 de área disponível para produzir alimentos saudáveis para duas pessoas.
O curso pode ser acessado no link: http://permacoletivo.files.wordpress.com/2008/06/manual-horta-organica-domestica.pdf
Mas quem mora em apartamento também pode ter uma pequena hortinha. Usando vasos e espécies que se adaptem a esses espaços, é possível produzir o próprio alimento de forma orgânica. Especialmente fáceis de obter em apartamento são os temperos, em hortas verticais, inclusive. Encontrei um TCC defendido na UNIVILLE, Joinville-SC, que aborda especificamente o tema da horta doméstica em apartamentos (LINK: https://www.academia.edu/5145171/_TCC_Horta_domestica_para_apartamentos_-_Projeto_de_design).
Então, a possibilidade de obter alimentos sem agrotóxicos existe, e não é tão difícil assim. Basta interesse em aprender como construir a horta, utilizando apenas insumos orgânicos, e disposição para "colocar a mão na massa". Certamente, ver as plantinhas brotando do solo sob nossos cuidados e depois saboreá-las com aqueles que amamos, não tem preço. É um esforço compensador, tanto em termos de saúde, como de responsabilidade ética, ao deixar de consumir alimentos cultivados com agrotóxicos, que tanto mal fazem ao ambiente. Vale muito a pena!
Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!
ResponderExcluirmuito bom o post, adorei o blog .. muito bom,parabéns .. abraço!
ResponderExcluir