domingo, 2 de fevereiro de 2014

Como plantar uma horta orgânica

       Ter uma horta de onde retirar alimentos frescos e nutritivos pode ser a melhor saída para quem quer fugir dos agrotóxicos que acompanham o cultivo da maioria das frutas, legumes e verduras que encontramos no supermercado. Construir uma horta exige cuidados, uma certa dose de trabalho, mas certamente a recompensa vale a pena. Encontrei um manual online excelente que pode ajudar na construção de uma horta em pequenos espaços, basta ter o local e força de vontade para, em pouco, tempo, começar a colher as delícias orgânicas que brotarão.  




              O curso "Horta Orgânica Doméstica" está dividido em três módulos, que abrangem o planejamento da horta (local, ferramentas necessárias, compostagem, escolha das plantas); execução e plantio (preparo do solo, nutrientes, modelos de canteiros, produção de mudas); manejo e tratos culturais (cuidados, adubação orgânica, rega, manejos). Tudo é explicado passo-a-passo e ilustrado com fotografias muito esclarecedoras. 
       Bastam 10 m2 de área disponível para produzir alimentos saudáveis para duas pessoas. 


        Mas quem mora em apartamento também pode ter uma pequena hortinha. Usando vasos e espécies que se adaptem a esses espaços, é possível produzir o próprio alimento de forma orgânica. Especialmente fáceis de obter em apartamento são os temperos, em hortas verticais, inclusive. Encontrei um TCC defendido na UNIVILLE, Joinville-SC, que aborda especificamente o tema da horta doméstica em apartamentos (LINK: https://www.academia.edu/5145171/_TCC_Horta_domestica_para_apartamentos_-_Projeto_de_design).


        Então, a possibilidade de obter alimentos sem agrotóxicos existe, e não é tão difícil assim. Basta interesse em aprender como construir a horta, utilizando apenas insumos orgânicos, e disposição para "colocar a mão na massa". Certamente, ver as plantinhas brotando do solo sob nossos cuidados e depois saboreá-las com aqueles que amamos, não tem preço. É um esforço compensador, tanto em termos de saúde, como de responsabilidade ética, ao deixar de consumir alimentos cultivados com agrotóxicos, que tanto mal fazem ao ambiente. Vale muito a pena!

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...