sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Retrato da repressão política no campo: Brasil (1962-1985)

Foi disponibilizado para download gratuito o livro Retrato da repressão política no campo: Brasil (1962-1985) - Camponeses torturados, mortos e desaparecidos, escrito pelas antropólogas Ana Carneiro e Marta Cioccari, uma publicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, Brasília, 2011, 360 páginas).



      Em sua segunda edição, a obra conta a história de homens e mulheres que lutaram pela reforma agrária e pelos direitos dos agricultores no Brasil, durante a ditadura militar. A narrativa se apoia em relatos de trabalhadores e líderes que sofreram agressões, familiares e pessoas que testemunharam o período, além de fontes documentais impressas e audiovisuais.
     Mesmo se tratando de "um mapeamento inacabado", como salientam as autoras, trata-se de precioso material, que revela a riqueza de experiências de vida de muitos trabalhadores rurais que manifestaram importante resistência ao regime militar. Muitos deles, taxados de "comunistas" ou "subversivos", cometeram o "crime" de protagonizar "uma luta incansável pela reforma agrária e pelos direitos dos trabalhadores rurais".
      Em várias viagens pelo país, as autoras coletaram depoimentos marcantes e reveladores. Narrativas de ameaças de morte,  situações de risco de vida, prisões, torturas, perseguições morte de companheiros e familiares. Toda essa violência sofrida é agora recuperada nos relatos, rompendo o silêncio de muitos anos e jogando luzes sobre a repressão política no campo brasileiro. 
         O livro se estrutura em quatro capítulos, divididos pelas regiões brasileiras: Capítulo 1 - Nordeste; Capítulo 2 - Sudeste; Capítulo 3 - Centro-Oeste e Norte; Capítulo 4 - Sul. 
Vale a pena conhecer a história desses protagonistas da luta pela terra no Brasil, uma luta pelo ambiente, na verdade, cheia de conflitos e resistência à opressão. 

Basta clicar na imagem ou no título que o livro baixa instantaneamente no seu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...