terça-feira, 13 de outubro de 2015

Filmes africanos nas aulas de História - Ousmane Sembène

Felizmente, a internet nos possibilita o acesso uma gama de materiais muito interessantes para o uso em sala de aula. No ensino da História da África, sobre a qual ainda não é tão fácil conseguir materiais didáticos, a internet tem sido uma ferramenta mais do que aliada, para acessarmos, além de livros, textos, blogs, a produção cinematográfica africana. 

Além do blog Cine África, que disponibiliza filmes para download em formato Torrent, podemos encontrar várias produções africanas no Youtube. Neste post, vamos abordar alguns dos filmes do mais importante cineasta africano, o senegalês Ousmane Sembène (1923-2007). 



La noire de... (Senegal, 1966)
Esse filme é considerado o primeiro longa-metragem africano e é o primeiro de Sembène. Foi premiado no Festival Mundial de Artes Negras de Dakar. 



A película aborda o racismo colonial por meio da história da jovem Diouana, desde sua chegada à França para trabalhar como empregada doméstica de um casal francês que já a empregava em Dakar, como babá de seus três filhos. Inicialmente encantada com a perspectiva de trabalhar na França, com o passar do tempo, ela vai se desiludindo, pois o tratamento dos patrões não é o mesmo de quando moravam no Senegal. 
A qualidade do filme é excelente, na fotografia, em como constrói as personagens, especialmente Diouana, e no jogo de cores - em preto e branco, que também serve para mostrar as diferenças étnicas que separavam os patrões (símbolo dos colonizadores) da empregada (representando os colonizados).  O próprio título do filme gera uma ambiguidade interessante: La noire de..., em português seria A negra de...; em inglês foi traduzido como Black girl. Podemos interpertar como "a garota de algum lugar", ou no sentido de posse, "a garota de alguém". Enfim, o filme se presta como ponto de partida para uma interessante discussão sobre o colonialismo na África durante o século XX. 

O inconveniente é que, no Youtube, encontrei apenas uma versão incompleta com legendas em português:


Há o filme completo, no entanto, as legendas estão em inglês:

Mandabi (1968)
Segundo longa de Sembène, trata-se de uma comédia sobre o pós-colonialismo ou neocolonialismo na África. 



"Mandabi" significa "ordem de pagamento". O filme gira em torno da história de Ibrahima, um senegalês de meia-idade que um dia recebe, em confiança, uma grande ordem de pagamento de um sobrinho que trabalha em Paris. No entanto,  Ibrahima enfrenta inúmeras dificuldades com a burocracia senegalesa na tentativa de descontar a ordem de pagamento. Além disso, acontecem uma série de conflitos com amigos e vizinhos, que tentam tomar-lhe o dinheiro.
O filme explora temas como neocolonialismo, a religião, a corrupção e as relações na sociedade senegalesa. Por meio da história de  Ibrahima, o cineasta expõe uma crítica da estrutura do estado pós-colonial senegalês.  



Link para o filme completo legendado em português:


Emitai (1971)
Nesse filme, Sembène aborda o recrutamento obrigatório a que os senegaleses foram submetidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando lutaram no exército francês.



Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, em uma vila em Casamance no Senegal, os Diolas recusam a intervenção exterior. Uma parte dos homens da vila foi enviada à força para o front franco-alemão. O coronel Armand e seu exército colonial devem requisitar arroz para enviar às tropas. Na França, De Gaulle suscede Pétain, mas para a África nada mudou. Responsáveis pela colheita, as mulheres decidem resistir desta vez e esconder o arroz.



Como filme histórico, pode estimular boas reflexões sobre o colonialismo africano e as estratégias de resistência dos povos negros.

Link para o filme completo legendado em português:
Esse longa, também uma comédia, como Mandabi, da mesma forma explora o contexto pós-colonial.


O filme retrata El Hadji, um homem de negócios no Senegal, que é amaldiçoado com disfunção erétil incapacitante no dia do casamento com sua terceira esposa. O filme satiriza a corrupção nos governos pós-independência africanos. A impotência do El Hadji simboliza o fracasso de tais governos.

Link para o filme completo legendado em português:
Ceddo (1977)
"Ceddo", no contexto do longa, é o nome de uma tribo africana que resiste à conversão ao islamismo, durante o século XVIII. A palavra "Ceddo" quer dizer "intrusos". Mas, ao longo do filme, percebemos que o título revela uma ambiguidade: afinal, quem são mesmo "os intrusos"?



Essa tribo tenta preservar sua cultura tradicional da conversão ao Islã, ao cristianismo e também da escravidão. 
Quando o Rei Demba se alia aos muçulmanos, os Ceddo, que eram seus escravos, resolvem resistir, sequestrando a filha do Rei, a princesa Dior Yacine. 

Sobre o filme, Sembène comentou:

Eu gosto muito do que fiz nesse filme. Sem ser pretensioso, eu diria que o roteiro corresponde ao que eu queria fazer: despir a África dessas estruturas pelas quais ela está cercada, as plantas, as bananas, as mangas. Tentando, se isso é possível, mostrar o coração do homem, o cerne com suas contradições para que o filme possa ser usado como um recurso de reflexão, ou uma introdução para pensar sobre nós mesmos, no que fizemos, no que nós queremos fazer. Reflexão e não crítica gratuita, porque nós somos responsáveis pelo passado, pelas coisas boas assim como pelas coisas ruins. Nós também somos responsáveis pela presença neocolonial em nosso país. Os traficantes de armas ainda são os mesmos. Formalmente, nossas terras foram ocupadas, mas ao menos nós mantivemos nossas tradições. Hoje, eles ainda nos exploram conomicamente, mas também nos colonizam culturalmente em nossas casas, com a televisão, o cinema, com a impressa ocidental.


Link para o filme completo legendado em português:

Moolaadé (2004)
Na última película dirigida por Sembène, o tema é a prática da mutilação clitoriana, considerada uma tradição para diversos povos africanos. 




Segundo a crítica da revista Contracampo, a narrativa do filme se desenrola num dia como outro qualquer, quando algumas meninas aparecem em frente à casa de Colle, uma mulher que anos atrás não permitiu que sua filha fosse mutilada em seus órgãos genitais, conforme a tradição da tribo. Esse grupo de meninas pede que ela, como única na tribo que já se sensibilizou por essa situação, proteja-as como anteriormente protegera sua filha. Colle então invoca a moolaadé, proteção sagrada que só pode ser revogada por aquela que a proclamou, e que estabelece um espaço como intocável por aqueles que não forem convidados a entrar.


Links para o filme completo legendado em português (em duas partes:
Parte 1:

Parte 2: 


A partir dessa breve, porém rica amostra, é possível perceber a qualidade do cinema africano, em especial do grande diretor senegalês Sembène. Os temas trabalhados em seus filmes são tão importantes na atualidade que é chocante constatar seu quase completo desconhecimento no Brasil. Somente podemos entender isso como uma triste consequência do nosso próprio "neocolonialismo", que valoriza apenas a produção hollywoodiana, em detrimento de uma vastíssima obra não só africana, mas também asiática, e até sul americana e européia.


Como professores - ainda mais de História - cabe a nós o papel de proporcionar atividades, situações, momentos de abertura de horizontes aos nossos alunos. Trabalhar com os filmes acima é uma forma de realizar isso. Com esse tipo de atitude, estaremos contribuindo para o ensino da História da África não somente como um conteúdo obrigatório; mais do que isso, trazer para a sala de aula temas, percepções, modos de ver o mundo diferenciados, ajuda a compreender nossa própria cultura, nossa própria história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...