sábado, 28 de março de 2015

Chamada de Artigos: Dossiê Internacional de História Ambiental

Divulgamos chamada de artigos para dossiê sobre história e natureza na Revista fiar, da Associação Internacional de Estudos Inter-americanos, situada em Bielefeld, Alemanha.


Dossiê: Negotiating Nature in the Americas: Imaginaries and Interventions between preservation and exploitation


Prazo para envio dos artigos: 1º de julho de 2015

A fiar aceita textos nos idiomas Inglês, Espanhol, Português ou Francês. 

Veja a chamada, traduzida:

Negociando a Natureza nas Américas: Imaginários e Intervenções entre preservação e exploração

A invenção das Américas, na esteira das conquistas europeias, ocorreu em grande parte com base em representações da natureza. A idealização do potencial do solo e do subsolo, a ideia de fronteira e proximidade física com o "selvagem", a percepção de grandes distâncias e vastos espaços geográficos constituíram imaginários sociais da natureza no período colonial. As "trocas colombianas" também trouxeram transformações ambientais em grande escala, tornando a interação entre seres humanos e natureza uma questão central na formação das sociedades americanas modernas.

Desde os tempos coloniais, essa interação tem gerado controvérsias sociais que ainda sustentam grandes discussões políticas: a Natureza deve ser destruída ou preservada; domada ou mantida "selvagem"; intensamente explorada ou gerida de forma sustentável? Vertentes discursivas que, por vezes, remontam às chamadas "descobertas" das Américas devem ser discutidas em conexão com os mais recentes conceitos relacionadas à natureza, como conservação, neo-extrativismo, biodiversidade ou desenvolvimento sustentável.

Esse número temático de fiar busca discutir o significado da Natureza para as sociedades da América, bem como a mudança ambiental concreta a partir de uma perspectiva interdisciplinar que traz ciências humanas, ciências sociais e ciências naturais para dialogar. Como a natureza é politicamente negociada e socialmente produzida? Quem são os atores dentro dessa negociação? Quais as estratégias que eles usam? Para responder a essas perguntas, vamos prestar muita atenção aos processos de intercâmbio transnacional e de circulação de ideias e experiências dentro do continente americano (s). Espera-se contribuir para um corpo de evidências, incluindo possíveis semelhanças, identificar as excepções locais e compreender as rupturas e continuidades nas relações sociedade-natureza ao longo do tempo. Nessa perspectiva, estamos buscando trabalhos que:

  • reflitam sobre a "natureza" como imaginada - construída/ material - concreta / ou ambas;
  • analisem o papel da natureza na construção de identidades coletivas (incluindo a construção da nação);
  • contribuam para uma história ambiental das Américas (ou locais específicos nas Américas);
  • estudem tentativas concretas de incluir a natureza em um projeto de sociedade (eco-turismo, parques nacionais, legislação ambiental, economia verde, etc.);
  • discutam a intervenção humana na natureza e seus efeitos materiais ( mudanças no uso da terra e silvicultura, neófitos, extinção de espécies, etc.);
  • explorem o estabelecimento de padrões coloniais bem como a persistência da herança colonial nas relações sociedade natureza no Americas.
A revista está aberta a contribuições de todas as disciplinas. Abordagens que buscam atravessar as fronteiras entre as chamadas "soft" e "hard" ciências são particularmente bem-vindas. 

Artigos completos devem ser apresentados em Inglês, Espanhol, Português ou francês até 1º de julho de 2015, seguindo as diretrizes de submissão da revisão, que podem ser consultadas em: 
http://interamericaonline.org/submitting-to- fiar/submission-guidelines/

Por favor, envie seus textos (não mais de 10 000 palavras) para a revisão por pares para fiar@interamerica.de 

Essa Edição Especial é editada por Antoine Acker, Olaf Kaltmeier e Anne Tittor. Se você tiver alguma dúvida sobre este assunto, por favor, entre em contato com Antoine Acker:
antoine.acker@eui.eu

Para ver a chamada original, em inglês, clique AQUI.

Mãos à obra...

Um comentário:

  1. Olá, bom dia!
    Fico sempre muito feliz e amparada culturalmente quando recebo a newsletter de vcs.

    Talvez vocês consigam o livro "Cem Anos de Mentira - Como Proteger-se dos Produtos Químicos que Estão Destruindo a Sua Saúde" de Fitzgerald, Randall .
    Ando à procura desta preciosidade. Encontrei em um sebo apenas, que não respondem e quem nem ao menos indicam como pagar para eu receber pelo correio.
    Há tempos que estou atrás deste conteúdo. Vem bem a calhar com o site e certamente será esclarecedor e contribuirá em muito com a divulgação das atrocidades realizadas contra a saúde dos seres vivos.
    Agradeço muito se tiver um retorno e fico na torcida de que vcs consigam para postar no site e colar à disposição dos leitores e interessados no assunto.
    Abraços e que o Universo conspire sempre a favor da equipe para que tenhamos mais e mais leituras.
    Izabella Maria Swierczynski zs
    Geógrafa/Curitiba-PR

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...