sexta-feira, 19 de junho de 2020

Agroecologia nas escolas públicas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral lançou a Cartilha Agroecologia nas Escolas Públicas, em 2020. O livro é resultado do projeto “Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares”. Veja abaixo o link para baixar a Cartilha gratuitamente. 
Esse projeto teve sua origem em outro projeto, denominado “Traços culturais da comunidade da Ilha de Valadares” (vigente entre 2015 e 2018) que realizou ações voltadas ao fomento e à valorização da cultura e de atividades tradicionais caiçaras junto à comunidade e escolas municipais de Paranaguá/PR. Em 2019, as atividades passaram a ser desenvolvidas nas escolas: Escola Municipal do Campo Luiz Andreoli e Escola Municipal Profa Sully da Rosa Vilarinho. Atualmente envolve estudantes, educadoras e demais servidores das referidas escolas, bem como docentes e estudantes de cursos de graduação e licenciatura da UFPR Litoral.

O projeto propõe a criação de espaços pedagógicos nas temáticas de meio ambiente, agroecologia, cultura e identidade, para estimular reflexões sobre temáticas socioambientais próprias do seu território e nas relações com os demais territórios. Estão sendo realizadas ações coletivas de plantio de alimentos orgânicos, manejo das hortas nas escolas, contato com a terra, estímulos à reflexão ecológica, resgate da importância das sementes crioulas, informação sobre reciclagem, reuso e destinação adequada de resíduos, estímulo à leitura além da valorização da identidade, da coletividade e das comunidades e culturas tradicionais do litoral paranaense. 

A educação e a cultura são as bases para a construção de uma sociedade crítica, de agentes transformadores em busca de uma comunidade justa, saudável e sustentável. A desarticulação da vida escolar com o cotidiano dos alunos nas suas comunidades dificulta as possibilidades de mudanças sadias e responsáveis para o ambiente que vivem, uma vez que não há uma significação do conhecimento como algo que carrega em si uma relação com a realidade. Tal significação implica em proporcionar aos e às participantes um exercício de identidade que possibilite uma relação de compromisso com o conhecimento e com a sua realidade.

Para acessar a cartilha, clique AQUI

Boas leituras e bons aprendizados 💚

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