quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fontes para a história da América Latina - Biblioteca Ayacucho

Está disponível na internet inteiramente grátis um verdadeiro tesouro de fontes para a pesquisa e ensino da história da América Latina, a Biblioteca Ayacucho.


O nome é uma referência à batalha ocorrida na cidade de Ayacucho, o enfrentamento decisivo que resultou na independência do Peru, em 1824. A Biblioteca Ayacucho foi criada por decreto presidencial em 1974, na Venezuela, e teve o projeto editorial concebido pelos intelectuais e escritores Ángel Rama e José Ramón Medina. O objetivo da coleção de livros era, desde o início, reunir obras de referência sobre a história, cultura e literatura latinoamericanas. Atualmente, as obras que já caíram em domínio público estão disponíveis no site da Biblioteca.


Fazem parte da coleção fontes primárias preciosas, como História de Las Índias, de Bartolomé de Las Casas (3 volumes), Discursos e Proclamas, de Simon Bolívar,  Facundo, de Domingos Sarmiento, livros de literatura (contos, poemas, novelas, etc) de escritores latinoamericanos, biografias, autobiografias e obras historiográficas.


São mais de 200 volumes disponíveis para download em pdf, no seguinte endereço:


Boa leitura e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...