sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lançamento livro VII Mostra de pesquisa do Arquivo Público RS

Dia 10 de novembro de 2009, às 18:30, na FEIRA DO LIVRO, haverá a sessão de autógrafos, para o lançamento do livro da VII Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do RS. Eu apresentei um trabalho na Mostra, que é um dos capítulos do livro, o artigo "A árvore da Avenida João Pessoa e a Operação Hermenegildo:Dois episódios de resistência do movimento ambientalista gaúcho (1975-1978)".

Protesto contra a poda da árvore - 1975




Morte de peixes e animais - praia do Hermenegildo - 1978


Resumo : O artigo apresenta uma análise da forma de atuação do movimento ambientalista gaúcho, através do estudo de dois episódios importantes, na década de 1970. As entidades gaúchas, principalmente AGAPAN e ADFG travaram, nestes dois momentos, embates com órgãos estatais, em um caso na tentativa de proteger as árvores em Porto Alegre e, no outro, de prevalecer sua versão sobre um fenômeno ocorrido na praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar. A perspectiva que balizou as ações do movimento foi representativa do caráter diversificado e contestatório do movimento. Através de reportagens veiculadas em jornais de Porto Alegre, foi possível perceber a relevância dos dois eventos para os próprios agentes, bem como para a  imprensa, que concedeu amplo espaço para as questões envolvendo o movimento ambientalista na época.

Palavras-chave: movimento ambientalista gaúcho – novos movimentos sociais – árvore da Avenida João Pessoa – Operação Hermenegildo – história ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...