sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Educação ambiental: uma grande sacada

Panfleto da UPN

Educação Ambiental (EA) é algo que me fascina, e motiva também.


Terça-feira passada, dia 29/09, apresentei um trabalho para alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS, sobre EA.
Falei de um projeto educativo da década de 1950, no RS, desenvolvido por Henrique Luiz Roessler, que é o objeto de meu projeto de Dissertação de Mestrado.
Incrível o trabalho dele, através da distribuição de panfletos para as escolas públicas do Estado. Nos panfletos, publicava mensagens contra a poluição dos rios, desmatamento, caça ilegal, e, principalmente, contra a caça de passarinhos, que era prática comum na época.
Mas o interessante é perceber o quanto sua campanha ainda faz sentido. E foi possível ver isso nos adolescentes, alunos do CAP-UFRGS, na curiosidade deles sobre o assunto.

Sabemos que a educação não é valorizada em nosso país, e a falta que isso faz. Da mesma forma, a Educação Ambiental poderia mudar a cabeça de muita gente... Mudar o mundo... Porque ela contribui para que as pessoas, além de aprenderem a preservar a natureza, tornem-se sujeitos mais críticos. Ela contribui para a cidadania.

2 comentários:

  1. O teu trabalho é muito importante, porque praticamente nada tem sido feito para conscientizar as crianças e adolescentes da necessidade de preservar o meio ambiente. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais nesse assunto, porque a discussão está na ordem do dia. São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Imagina...
    O mérito é todo do Roessler, ele sim, já na década de 30 pensava nisso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...