sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia 15 de outubro é dia do Educador Ambiental

Nascente do Rio dos Sinos


     Dia 15 de outubro, além de ser dia do Professor, é também dia do Educador Ambiental. É claro que a gente sabe que todo dia é dia... Mas talvez possamos aproveitar para refletir sobre o que podemos fazer para contribuir com a Educação Ambiental. Quem é professor sempre pode dar um jeito de inserir o assunto do meio ambiente nos conteúdos. E não é só na aula de Biologia e Geografia que se pode fazer isso. Na verdade, um dos princípios norteadores da Educação Ambiental é a transdisciplinaridade. Numa aula de História, com um pouquinho de esforço, podemos tocar no tema, pois, muitas ações humanas resultaram em destruição natural, e podemos "linkar" com a situação climática que temos hoje, provocada pelo aquecimento global.

    Só que, para ser Educador Ambiental, não é necessário ser professor. Qualquer um pode ser Educador Ambiental! Basta ter boa-vontade para compartilhar seus "ecoconhecimentos"... Alertar crianças e adultos para os cuidados que devemos ter para com a natureza, na situação em que o planeta se encontra, é mesmo um dever...

    Por isso a Educação Ambiental é um componente indispensável da cidadania, que deve ser incentivado desde cedo. E o Educador Ambiental é importantíssimo nesse processo.

     É um trabalho de formiguinha, mas que vale muito a pena!

Um comentário:

  1. Exatamente! Todos nós podemos passar os "valores" de respeito a natureza. Isso começa pelo simples fato de reconhecermos que nossa existência é parte de um sistema maior, que estamos em um ambiente e que nossas ações iram repercutir nele, afetando outras pessoas. Cada um de nós pode fazer algo para mudar essa situação. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...