segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A reprodução do racismo - Lançamento de livro

Divulgamos o lançamento do novo livro do professor Karl Monsma (Sociologia - UFRGS), A reprodução do racismo: Fazendeiros, negros e imigrantes no oeste paulista, 1880-1914.


Na obra, Monsma procura entender como o racismo reemerge em novas formas depois de mudanças institucionais significativas, focalizando de maneira central as relações entre fazendeiros, imigrantes e negros no Oeste paulista após a abolição da escravidão. O livro argumenta que o racismo se internaliza no habitus do grupo dominante, que reflete e reforça instituições, redes sociais, rotinas de interação e representações racializadas. A análise se baseia especialmente na interpretação de sequências de interação conflituosa e nas histórias contadas sobre esses eventos por vários tipos de atores. Também explora processos de ampliação de desigualdades, inicialmente pequenas, entre negros e imigrantes. 

O lançamento ocorre na Livraria Palavraria,
 em Porto Alegre, dia 19/08/2016


O livro já pode ser adquirido no site da editora EDUFSCAR

Sobre o autor: Karl Monsma é Doutor em Sociologia - University of Michigan - Ann Arbor (1992). Fez pós-doutorado em Sociologia na USP (1996) e em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (2004). Já foi professor de Sociologia na Northwestern University, EUA, (1992-1997), Professor Adjunto de Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (1997-2005) e Professor Titular de História e Sociologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2005-2010). Atualmente é Professor Associado de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...