sábado, 31 de agosto de 2013

Organizações Globo reconhecem: "Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro"

Para O Globo, Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro

Antes tarde do que nunca...


Capa de O Globo de 02 de abril de 1964.
Depois de quase 50 anos, as organizações Globo reconhe-cem que ter apoiado o golpe encabeçado pelos militares em 31 de março de 1964 foi um erro.  Apesar de ter se passado tanto tempo, pelo menos o reconhecimento vem à público. Muito criticada, depois das manifestações de junho, alvo de denúncias de sonegação fiscal, talvez o reconhecimento seja uma tentativa da Globo de melhorar sua imagem perante o grande público.



O texto foi escrito para o Projeto Memória e reproduzido na página do Jornal O Globo na internet, em 31/08/2013. Segundo o jornal, o apoio é sempre uma lembrança incômoda, mas uma verdade irrefutável: "É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares", assim como "outros grandes jornais, como “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e o “Correio da Manhã”, para citar apenas alguns". 

Capa de O Estado de S. Paulo de 03 de abril de 1964.
O temor de um golpe à esquerda, liderado pelo presidente João Goulart, foi a justificativa de O Globo para apoiar o golpe civil-militar. O texto reconhece também que utilizou por muito tempo o termo "Revolução" para nomear o golpe. No entanto, os militares não cumpriram as promessas de que haveria eleição presidencial em 1966, e de que sua intervenção seria  "passageira, cirúrgica".

Folha de S. Paulo de 03 de abril de 1964

À luz da História, porém, o jornal entende que "não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...