domingo, 24 de abril de 2016

Simpósio de História Ambiental no RS

Convido os colegas e interessados em História Ambiental a apresentar trabalho no Simpósio "História Ambiental: Diálogos e Perspectivas", organizado pelo professor Fabiano Rückert e por mim, que acontecerá entre 18 e 21 de julho de 2016, no XIII Encontro Estadual de História da Anpuh-RS, na UNISC (Santa Cruz do Sul-RS).

Veja abaixo maiores informações:

Vista aérea de Porto Alegre, com Lago Guaíba e Ilhas


Coordenadores: 

ELENITA MALTA PEREIRA

 (Doutora - Universidade Estadual do Centro-Oeste). 

FABIANO QUADROS RÜCKERT
 (Doutor - Prefeitura Municipal de São Leopoldo).



Apresentação: O Simpósio, que é proposto pelo GT História Ambiental da ANPUH-RS, tem como objetivo reunir trabalhos que apresentem discussões teóricas e pesquisas empíricas de história ambiental, que abordem temas como a exploração dos elementos naturais; os impactos socioambientais dos projetos de desenvolvimento e da urbanização; a história das águas; a história das paisagens e a história das florestas; a história das ideias, éticas e representações sobre a natureza. Diante da importância da interdisciplinaridade para a prática da história ambiental, o Simpósio também comporta estudos sobre as relações entre ambiente e arte; história ambiental e arqueologia; história ambiental e saúde; movimentos ambientalistas; legislação ambiental; a exploração do espaço agrário e os movimentos de reivindicação pela terra; agroecologia. Nesse sentido, buscamos fomentar diálogos com outros campos científicos, como: geografia, biologia, ecologia, economia, etc.; o impacto ambiental das migrações; as representações de regiões e de populações historicamente negligenciadas. Considerando os temas elencados, acolheremos trabalhos que busquem compreender a dimensão ambiental, em sua interação com a agência humana, ao longo da história brasileira.


Justificativa: O debate historiográfico recente demonstra o interesse de profissionais de diferentes formações sobre a temática ambiental. A criação do GT Estadual de História Ambiental, durante o XI Simpósio Estadual de História da Anpuh-RS, em 2012, bem como do GT Nacional, no XXVII Simpósio Nacional da ANPUH, em 2013, é reveladora do crescimento das pesquisas e da organização de fóruns de debate sobre o tema. Noções como natureza, fronteira, território, conservação, degradação e preservação estão cada vez mais presentes nas discussões sobre o papel das intervenções humanas em espaços diferenciados. Estas discussões demandam uma reflexão sobre a formação da história ambiental como campo e fomentam diálogos possíveis entre o local e o global. O modelo econômico desenvolvimentista, como uma demanda característica do mundo ocidental na segunda metade do século XX, acarretou uma série de impactos ambientais, dentre os quais podemos destacar: a desterritorialização de populações indígenas; a expansão de determinadas doenças; a extinção de espécies da fauna e da flora; a degradação do ambiente urbano e a contaminação das águas e do solo por meio de uso extensivo de agrotóxicos e de fertilizantes químicos. Diante destes e de outros impactos ambientais provocados pelo desenvolvimentismo, acreditamos que os historiadores têm condições de agregar relevante contribuição teórica e empírica para o debate sobre a “crise ambiental” – debate incontornável no mundo contemporâneo.


Bibliografia: 
ALIMONDA, Héctor (Coord.). La Naturaleza Colonizada. Ecología Política y minería en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2011.
DEAN, Warren. A Ferro e Fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.
FRANCO, José Luiz de Andrade & DRUMMOND, José Augusto. Proteção à natureza e identidade nacional no Brasil anos 1920-1940. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
LEAL, Claudia et alli (Org.). Novas histórias ambientais da América Latina e do Caribe. Munique: Rachel Carson Center, 2014.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a apropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 
MARTINEZ, Paulo Henrique. História Ambiental no Brasil: Pesquisa e Ensino. São Paulo: Cortez, 2006. 
MONZOTE, Reinaldo Funez (ed.). Naturaleza en declive. Miradas a la historia ambiental de América Latina y el Caribe. Valencia: Fundación Instituto de Historia Social, 2008. 
NAVARRO-GARCÍA, Jesus; TEIXEIRA, Simonne; TORTOLERO-VILLASEÑOR, Alejandro (Coord.). Gestión Hidráulica en América Latina y España. Sevilla/Campos de Goytacazes: EdUENF, 2014. 
PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da história ambiental. Estudos Avançados. N.24 (68), 2010. 
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 
WORSTER, Donald. Para Fazer História Ambiental. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, 1991. 
WORSTER, Donald. Transformações da terra: para uma perspectiva agroecológica na história. Ambiente& Sociedade. Campinas, v. 5, n. 2, 2003.

Para inscrever-se, acesse o site da Anpuh-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...