domingo, 10 de abril de 2016

Agrotóxicos: perigo invisível

A Rede Record de TV realizou uma boa série de matérias sobre o uso de agrotóxicos no Brasil (entre 28 e 30/03/2016). 
Disponibilizamos alguns vídeos das reportagens, que estão no Youtube
Veja abaixo.



Agrotóxico - Perigo Invisível

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, o que provoca sérias consequências tanto para a saúde como para o meio ambiente. Esses venenos, usados em larga escala na agricultura nacional e que estão na mesa do brasileiro, foram o tema da série de reportagens especiais da Record. 

Seja em grandes ou pequenas produções agrícolas, o uso desse tipo de produto é inadequado e acaba por colocar em risco a vida dos consumidores. Confira na primeira reportagem da série Agrotóxico: Perigo Invisível.




A pulverização aérea de agrotóxicos foi banida da Europa há mais de sete anos, mas, no Brasil, a técnica ainda é muito usada. O país tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo. Segundo especialistas, o principal risco é que o veneno se espalha e pode contaminar o meio ambiente por muitos anos. Veja abaixo o vídeo da matéria.


O Jornal da Record mostrou também uma região do Ceará onde o agronegócio transformou a comunidade de pequenos agricultores. O uso indiscriminado de agrotóxico contaminou a água que abastece a cidade, intoxicou pessoas e provocou conflitos que terminaram em morte. Infelizmente essa última matéria não foi postada no Youtube.

Vale a pena conferir os vídeos disponíveis, pois trata-se de um tema seríssimo, e o viés das matérias, felizmente, é o esclarecimento da população sobre os efeitos nefastos desses produtos. Um exemplo de bom jornalismo, coisa que está ficando cada vez mais rara nos dias atuais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...