sábado, 3 de janeiro de 2015

Simpósios e Minicurso de História Ambiental na ANPUH-Nacional

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, que ocorrerá entre 27 e 31 de julho de 2015, em Florianópolis-SC.


Dentre os 119 simpósios temáticos propostos,  três são dedicados ao campo da História Ambiental.
Abaixo você encontra informações sobre os simpósios e o cronograma de inscrições.

Simpósio 053. História Ambiental: ciência, tecnologia e recursos naturais 
Coordenadores: DOMINICHI MIRANDA DE SÁ (Doutor(a) - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), JÓ KLANOVICZ (Pós-doutor(a) - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Resumo: Os desafios da sustentabilidade, os movimentos sociais e as ameaças naturais do mundo contemporâneo são temáticas que exigem estudos no campo da História. A História Ambiental é um lugar privilegiado para abordar tais discussões. Os desafios da sustentabilidade, os movimentos sociais e as ameaças naturais do mundo contemporâneo são temáticas que exigem estudos no campo da História. A História Ambiental é um lugar privilegiado para abordar tais discussões. Esta proposta envolve múltiplos temas, que relacionam os estudos das relações entre sociedade e natureza, desde a reconstrução do mundo natural até suas mais diversas representações e usos: discursos, práticas, tecnologia e ciências, percepções do mundo natural.
Tida, na modernidade, como o método por excelência de investigação dos fenômenos naturais, a ciência foi considerada uma das molas propulsoras das questões ambientais contemporâneas: testes nucleares, uso de aditivos químicos na agricultura, pesquisas com transgênicos. Disciplinas científicas se consolidaram em consonância com agendas de preservação ambiental, com foco na conservação da biodiversidade. É na perspectiva de compreensão das relações entre ciências e recursos naturais que apresentamos esta proposta. Procura-se reunir pesquisas dedicadas a temas como: 1) História Ambiental e História das Ciências na discussão sobre padrões de conquista e dominação de recursos naturais; 2) Produção científica, políticas e apropriações públicas e privadas dos recursos naturais; 3) Circulação e intercâmbios globais de ideias, agentes e tecnologias ligados ao aproveitamento econômico da natureza; 4) Processos de manejo de recursos, além de projetos de comodificação da natureza em articulação com monoculturas, transformação de biomas e expansão de fronteiras agrícolas; 5) Natureza como objeto de ciência, disputas políticas e temário central dos debates contemporâneos sobre o uso sustentável de recursos e preservação da biodiversidade; 6) Biopirataria e natureza como patrimônio nacional; 7) As relações entre saúde e ambiente na história das pesquisas cientificas sobre pragas agrícolas e agrotóxicos; 8) Saberes científicos sobre o mundo natural como cartografia e geografia, botânica, agronomia e história natural, ecologia e biogeografia, evolução e genética. 
Acesse AQUI 


Simpósio 054. História Ambiental: espaço, território e natureza
Coordenadores: HARUF SALMEN ESPÍNDOLA (Doutor(a) - UNIVALE), MARCOS GERHARDT (Doutor(a) - Universidade de Passo Fundo)

Resumo: Os desafios da sustentabilidade, os movimentos sociais e as ameaças naturais do mundo contemporâneo são temáticas que exigem estudos no campo da História. A História Ambiental é um lugar privilegiado para abordar tais discussões. Esta proposta envolve múltiplos temas, que relacionam os estudos das relações entre sociedade e natureza, desde a reconstrução do mundo natural até suas mais diversas representações e usos: discursos, práticas, tecnologia e ciências, percepções do mundo natural.
A proposta é reunir os estudos relacionados aos aspectos entre espaço, território e natureza, às dimensões socioambientais dos fenômenos migratórios; aos processos de ordenamento sanitário e de saúde pública; aos aspectos normativos, ideológicos e de mentalidade relacionados à apropriação espacial; às questões de identidade cultural imbricadas na formação, percepção e reconstrução de paisagens; as reconfigurações dos ecossistemas naturais em ecossistemas domesticados e/ou ecossistemas agroecológicos.
Acesse AQUI

Simpósio 055. História Ambiental: política e sociedade
Coordenadores: EURÍPEDES ANTONIO FUNES (Pós-doutor(a) - Universidade Federal do Ceará), PAULO HENRIQUE MARTINEZ (Livre Docência - Universidade Estadual Paulista)

Resumo: Na dimensão da vida política e da vida social a História Ambiental confere atenção a diferentes níveis de aprofundamento teórico e empírico, temporalidades, fontes e perspectivas metodológicas. A intenção é alcançar a compreensão de uma multiplicidade de elementos nas relações entre a sociedade política, o Estado nacional e a comunidade internacional e a sociedade civil, do local ao global. No arco de interesses e preocupações desta proposta estão contempladas: a legislação ambiental, as políticas públicas, práticas e projetos de sustentabilidade ambiental, social e econômica, conflitos sociais, ideias e programas de transformação social de motivação ambiental, as questões urbanas, relações internacionais, ações e agentes individuais e coletivos da conservação da natureza, entre outras inúmeras combinações sociais e políticas que desafiam o conhecimento histórico no século XXI.
Acesse AQUI

Minicurso 016. História Ambiental: introdução ao estudo no Brasil
Coordenador(es): PAULO HENRIQUE MARTINEZ (Livre Docência - Universidade Estadual Paulista)
Ementa: Apreciação crítica desta abordagem do conhecimento histórico nos últimos 25 anos no Brasil.
Programa: 1) Meio ambiente e História: diálogos
2) Fontes, metodologia e historiografia: desafios
3) Meio Ambiente e ensino de História: trajetórias

Cronograma de inscrições:
Inscrição de trabalhos em ST: 01/01/2015 a 31/03/2015
Inscrições em oficinas: de 01/01/2015 até 24/07/2015
Inscrições em minicursos: de 01/01/2015 até 24/07/2015
Consolidação das inscrições nos simpósios temáticos: 01/04/2015 a 15/05/2015

Resultados:
Cartas de aceite: 18/05/2015
Inscrição de ouvintes: 08/09/2014 a 10/07/2015

Maiores informações no site do evento AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...