terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Simpósio de História Ambiental no III ECHTEC - 2015

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na área de História Ambiental em importante evento a realizar-se em Goiânia-GO, de 7 a 9 de maio de 2015.


III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración de la América Latina y el Caribe – Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América.



Veja as informações para incrição:
Simpósio Temático: HISTORIA, CULTURA E NATUREZA
Os resumos devem ser enviados até 01/01/2015 para ambos os e-mails:
adrianavidotte@gmail.com


Proposta do ST:
HISTORIA, CULTURA E NATUREZA

Sandro Dutra e Silva
Doutor em História
Universidade Estadual de Goiás
sandrodutr@hotmail.com

Adriana Vidotte
Doutora em História
Universidade Federal de Goiás
adrianavidotte@gmail.com



A história ambiental é um campo historiográfico relativamente novo. Apesar do debate entre história e natureza não ser algo distante dos estudos históricos, a história ambiental procurou enfatizar e privilegiar as relações entre humanos e meio ambiente em diferentes temporalidades e espacialidades. Surgida nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, procurou discutir sobre o papel da natureza no imaginário americano, sobretudo no que se refere a criação de uma cultura nacional fundada na relação com o meio natural. Os principais historiadores americanos que lidam com a relação entre história e natureza fazem parte de um grupo de pesquisadores com a tradição de investigação sobre o Oeste e a fronteira. No Brasil e na América Latina um grupo significativo de pesquisadores tem se debruçado em estudos em história ambiental, com temáticas diversas como rios, montanhas, florestas, flora, fauna, cientistas-conservacionistas, dentre outros.

Nesse sentido é que esse Simpósio Temático se apresenta como um campo privilegiado para a discussão da relação entre história, cultura e natureza. Nossa intenção é promover um espaço de debates sobre os vários ambientes e os diferentes fenômenos decorrentes dessa relação. Apesar de ser um campo historiográfico, esse espaço de debates se propõe interdisciplinar, envolvendo biólogos, geógrafos, antropólogos e os diferentes campos das engenharias que se dedicam ao estudo das questões ambientais. Para tanto, propomos discutir temas que envolvam a relação homem e natureza em diferentes cenários, biomas, domínios naturais e paisagens, bem como a utilização de diferentes fontes e métodos na compreensão desses fenômenos, tanto no Brasil como na América Latina, em diferentes temporalidades (Antiguidade, Medievo, Modernidade e Contemporaneidade).

Também há possibilidade de submeter trabalhos em outros simpósios. Veja AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...