segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Livro: 50 anos da ditadura militar no Brasil


Acaba de ser publicado o livro História, memória e direitos humanos: 50 anos da ditadura militar no Brasil, organizado pelos professores(as) Mauro Henrique Miranda de Alcântara (IFRO), VerônicaAparecida Silveira Aguiar (UNIR) e Xênia de Castro Barbosa (IFRO) e publicado pela Editora Pontocom (Salvador).
A obra está disponível para download grátis. Veja abaixo:


O livro é o resultado das discussões e debates proferidos durante o I Colóquio de História da ANPUH-RO e Instituto Federal de Rondônia, realizado em maio de 2014, no Campus Calama do IFRO.

O enfoque do livro prioriza as violações de direitos humanos perpetradas pelos militares no poder entre 1964-85. Passados cinquenta anos da deflagração do golpe, as memórias e os discursos se polarizam, produzindo conflitos e sentimentos variados, do desconforto à sensação de libertação, do sentimento de dever cumprido ao de nostalgia e ao de que é preciso se manter vigilantes. Como os diferentes grupos sociais interpretam o período? Que memórias subsistem da época? Quais os desafios, que acontecimentos políticos como aquele, trazem para as instituições comprometidas com a defesa dos direitos humanos? Esses questionamentos são problemas historiográficos que estão na ordem do dia, não só pelo marco simbólico: meio século do evento, mas principalmente porque o Brasil vivencia sua “primavera”, a população volta a ocupar as ruas em protestos generalizados – agora mediada por novas tecnologias da informação e da comunicação – e as luzes do passado costumam ser benfazejas nas análises do presente, embora não sejam capazes, por si sós, de defini-lo e explicá-lo.

Constam no livro ensaios interessantes para a pesquisa em história ambiental, na medida em que abordam as consequências da expansão para os territórios amazônicos, empreendida pelos governos militares. Projetos de colonização em meio à floresta, desmatamento para criação de gado, construção de megahidrelétricas e instalação de diversos empreendimentos nacionais e estrangeiros tiveram efeitos de expansão econômica, porém, ao mesmo tempo, provocaram conflitos e violações de direitos de populações tradicionais, como indígenas, seringueiros e ribeirinhos.

Para ler o livro na íntegra, acesse AQUI.

A Editora Pontocom também disponibiliza muitos outros livros interessantes gratuitamente AQUI.

Boa leitura e ótimas reflexões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...