quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Seminário: A justiça no cotidiano do escravo

As inscrições estão abertas para o seminário DESVENDANDO O RIO GRANDE 2014 - A Justiça no Cotidiano do Escravo, que acontecerá dias 29 e 30 de setembro de 2014, no Auditório do Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre.




As inscrições são gratuitas e darão direito a certificado de participação correspondente à onze horas de atividades.

Estarão presentes pesquisadores renomados da área de História. Da programação, consta a presença dos Doutores em História Paulo Roberto Staudt Moreira, Olgário Paulo Vogt, Roberto Radünz, Mário Maestri e Keila Grinberg. Também participam os Mestres em História Jônatas Marques Caratti, Raul Cardoso, Melina Kleinert Perussatto, e a Mestranda Pâmela Cervelin Grassi.

O Seminário vai coroar as atividades do Memorial no estudo sobre as circunstâncias do relacionamento do escravo com a Justiça também apresentadas na exposição A Justiça no Cotidiano do Escravo, que também é o tema geral do evento.

A exposição divulga os resultados de pesquisa desenvolvida por integrantes da equipe do Memorial a partir de uma reflexão em três eixos temáticos que relacionam diretamente o escravo ao Poder Judiciário do Rio Grande do Sul – a ambiguidade no tratamento do escravo negro enquanto sujeito e objeto; o acesso do escravo ao Judiciário, em que autos de processo evidenciam demandas de escravos com base na legislação civil e criminal; e os caminhos percorridos pelo escravo para obter a liberdade.

Acesse o site do evento AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...