terça-feira, 4 de novembro de 2014

Buenos Aires, História e Meio Ambiente

Realizou-se, na Universidad Nacional de Quilmes, cidade vizinha de Buenos Aires, de 15 a 17 de outubro de 2014, o VII Simpósio da Sociedade Latinoamericana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA). 
Foi uma bela oportunidade para apresentar trabalhos e debater com os colegas de diversos países. O ambiente da universidade foi muito aconchegante e acolhedor, incentivando reflexões e a conquista de novos contatos. 



Nesse evento, tive oportunidade de participar da mesa Viagens pelos sertões amazônicos, com os colegas Ana Marcela França (UFRJ), Wesley Kettle (UFRJ) e Carla Lima (Fiocruz). Apresentamos trabalhos que discutiram visões  e percepções sobre o bioma amazônico, gestadas por diferentes personagens ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX. 


Foram mais de 250 inscritos e mais de 200 apresentações de trabalhos, sobre os mais variados temas de história ambiental, um sucesso!
No último dia, confraternizamos entre amigos, na universidade:

Além dos debates frutíferos em Quilmes, impossível não tecer comentários sobre Buenos Aires. Depois do evento, tivemos dois dias (um final de semana) para explorar muito brevemente essa cidade incrível. No sábado, 18 de outubro, um inusitado festival de danças bolivianas coloriu por inteiro a Avenida 9 de Julho, com dançarinos usando trajes folclóricos muito bonitos:





Também na Avenida 9 de Julho, Evita Perón se faz presente:



Encontramos bolivianos por todo o centro da cidade, com suas lindas roupas típicas. Esse grupo alimentava pombos na Plaza de Mayo:

No domingo, 19 de outubro, a caminho da tradicional Feira de San Telmo, encontramos recantos pitorescos da cidade, como uma feira de produtos ecológicos e reciclados:


...uma banca de revistas decorada com o fileteado portenho:


E claro, o tango, na Praça Dorrego, em San Telmo, é um espetáculo à parte:


Buenos Aires é tão especial, que até morangos orgânicos foi possível encontrar:


Sempre vale a pena voltar a essa cidade, cada vez mais surpreendente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...