domingo, 22 de outubro de 2017

As quatro estações está de volta

Está de volta o programa "As quatro estações", realizado por Regina Horta Duarte, professora de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Originalmente, o programa foi veiculado na Rádio UFMG Educativa, entre 2013 e 2014, quando foram produzidas 51 edições. 

Paradise, Pierre Lombart, Johns Ogilby's Bible, 1660.




"As quatro estações" faz parte de um projeto de pesquisa coordenado por Regina, apoiado pelo CNPq e pela FAPEMIG, sobre Zoológicos na América Latina. Mas os temas abordados não envolverão apenas história dos animais; até o final do ano, estão previstos programas sobre terremotos, furações, hortas urbanas, entre outros. Como um dos resultados da pesquisa, estão previstos 75 novos programas. Primeiro eles são veiculados na Rádio UFMG, e depois são postados no Youtube, em geral, toda quinta-feira, no Canal AS Quatro Estações.
Diante do trabalho árduo para produzir os programas, Regina acredita que postá-los no Youtube garante maior visibilidade à temática e, ao mesmo tempo, acesso mais fácil para professores, alunos e público em geral:

As amigas Regina e Fifi
"O trabalho é grande para fazer os roteiros. Apesar de curtos, têm que ser interessantes, simultaneamente simples e profundos, unindo divulgação do conhecimento e excelência de pesquisa. É sempre um desafio escrevê-los. Achei um desperdício que ficassem assim restritos ao público da rádio, e em Belo Horizonte, pois a rádio é daqui e o sinal é bem pequeno. Meu objetivo mais geral é levar um pouco da discussão acadêmica para o público amplo, com destaque para professores e alunos de ensino médio e fundamental".


Trata-se de uma bela iniciativa de divulgação do conhecimento, um diálogo entre Academia e Sociedade/Ensino Básico. Algo bem vindo e tão necessário, para qualificar o debate sobre as relações entre seres humanos e natureza.


Para acessar os novos programas e inscrever-se no canal, clique AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...