domingo, 7 de maio de 2017

Negros no Sul do Brasil

Publicado há mais de duas décadas, o livro Negros no sul do Brasil permanece atual. A coletânea abriga textos sobre as famílias negras, os cultos afro-brasileiros, o trabalho de afrodescendentes, o racismo e a invisibilidade dos negros, entre outros. A organizadora, Ilka Boaventura Leite, é professora no Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC e pesquisadora com larga experiência na área. 


Veja abaixo o link para download da obra.

O livro, editado pelo Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas (NUER), situado na UFSC, busca enfocar o significado de ser negro num contexto que o oprime e deixa de lado, seja por meio da ideologia do branqueamento, seja por meio de práticas discriminatórias cotidianas. 

Os ensaios que compõem a coletânea visam contribuir para a discussão sobre a invisibilidade como forma de representação e a territorialidade como produto das relações sociais e simbólicas entre os grupos do Sul, revelando muitas situações de marginalidade social e segregação. Entretanto, abordam as saídas encontradas pelos negros para se afirmarem num contexto em que são invisibilizados - as estratégias de resistência. 

Trata-se de contribuição importantíssima para a historiografia das populações negras no Brasil, enfocando o tratamento que receberam na região Sul. 

Para fazer o download, clique AQUI

Boa leitura☺


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...