sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mulheres protagonistas na História do Brasil

Por muito tempo invisibilizadas (pois os discursos hegemônicos eram produzidos pelos homens), as mulheres fizeram, sim, parte da história do Brasil. Seus protagonismos ocorreram em diferentes áreas profissionais, das artes, das ciências e no ativismo político-social. 
O Ebook para download gratuito “A memória feminina: Mulheres na história, história de mulheres”, resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus/MINC e a Fundação Joaquim Nabuco/MEC, intermediada pelo Museu da Abolição, conta um pouco dessa história - sobre elas e feita por elas. 





Segundo os apresentadores, o propósito da obra é homenagear as mulheres que contribuíram, e contribuem, para a construção da história e cultura da sociedade brasileira. Foram selecionadas 18 mulheres de diversas áreas (música, jornalismo, artes plásticas, ativismo político, ciências, proteção do patrimônio, luta pela igualdade de gênero), das mais variadas regiões do Brasil, e cujas contribuições se encontram, em sua maioria, representadas em museus e espaços de memória.
Obviamente essa escolha não almeja esgotar a contribuição de todas as mulheres, muitas delas anônimas em nossa história, nem tampouco pretende tomá-las como exemplares, mas permite que sejam consideradas como uma amostra deste universo que é muito mais amplo. O que se pretende, portanto, com esta seleção, não é outra coisa que concorrer para o reconhecimento do valor da contribuição feminina, e para valorizar e dar conhecimento ao leque de repertório pouco (re)conhecido e divulgado em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...