quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Trajetória da Conservação Ambiental no Rio Grande do Sul

     Divulgo importante curso de extensão sobre a temática ambiental, a ser realizado entre 09 e 11 de outubro de 2013, em Porto Alegre, no curso de Biologia da UFRGS. Veja como participar abaixo.
  Curso de Extensão: 

   A Trajetória da Conservação    Ambiental no Rio Grande do    Sul



Organização:



DAIB-DIRETÓRIO ACADÊMICO DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - UFRGS
GVC-GRUPO DE EXTENSÃO VIVEIROS COMUNITÁRIOS- UFRGS

Apoio:

PET Biologia UFRGS


Dado o contexto de avanços e retrocessos no tocante a questão da conservação da NATUREZA no estado, surgiu a necessidade de haver um curso de formação abordando o contexto histórico dessa luta com vistas a formação dos estudantes e demais interessados. 

Como nossa universidade se inseriu nesse contexto? Qual é a história do nosso curso (Biologia)? Como surgiram os movimentos sociais (conservacionistas, ecologistas, ambientalistas) e onde se situam/situaram? Como evoluiu a ética ambiental em meio a tudo isso? Quais as soluções propagadas historicamente para reverter o processo de degradação? O que significa a questão do retorno de alguns pesticidas e os megaempreendimentos que insistentemente voltam a baila? Vamos discutir tudo isso juntos! Todos estão convidados!

Programação


Dia 09/10 (quarta-feira)
8h - 10h* - Palestra: A Máfia dos Agrotóxicos no Brasil - Sebastião Pinheiro, Eng. Agrônomo e Eng. Florestal
(A criação dos agrotóxicos e a história dos movimentos de luta pela regularização/restrição dos mesmos no Brasil. Situação atual e novos desafios)

10h - 12h - Palestra: A Agroecologia no Rio Grande do Sul - Prof. Dr. Fabio K. Dal Soglio, agrônomo - UFRGS
(Os movimentos de oposição ao modelo do agronegócio, sua história e situação atual no estado. A conservação e a agricultura. Perspectivas de uso da flora brasileira).

Dia 10/10 (quinta-feira)
8h-10h* - Palestra: Monoculturas Biocidas e a Guerra Contra a Biodiversidade - Prof. Dr. Paulo Brack, Instituto de Biociências, UFRGS
(Será abordada a questão dos problemas associados ao modelo econômico vigente na agricultura e seus impactos sobre a biodiversidade gaúcha.)

10h-12h - Palestra: História do Curso de Ciências Biológicas/ UFRGS - Prof. Dr. Luiz Rios de Moura Batista - UFRGS 
(Trajetória do curso a partir das cátedras do curso de História Natural. Professores importantes, linhas de pesquisa, formação dos departamentos e laboratórios).

Dia 11/10 (sexta-feira)
8h-10h* - Palestra: História da Proteção à Natureza e do Ambientalismo no Rio Grande do Sul (Século XX) - Elenita Malta Pereira - Doutoranda em História PPGH UFRGS
(Trajetória das preocupações com o ambiente no Estado, enfocando principais agentes e entidades - Henrique Luiz Roessler, Balduíno Rambo, José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Palmira Gobbi e Magda Renner).

10h-12h: Abordagens em Ética Ambiental - Prof. Dr. Pedro Leite Junior (UFPel) - Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
(As correntes da ética ambiental no mundo. Antropocentrismo, biocentrismo, ecocentrismo e a ecologia profunda. Pensadores e teorias. Ética e direito dos animais).

*Será feito um pequeno intervalo entre as palestras.
-------------------------

Serão oferecidos certificados de atividade complementar (carga horária ainda a ser definida), sendo cobrado um pequeno valor simbólico para a confecção dos mesmos (algo em torno de R$5,00).
------------------------

Local: Auditório da Botânica - Instituto de Biociências - UFRGS - Campus do Vale - Porto Alegre.
Prédio 43432.1 - Sala 103
Local de fácil acesso. Anexo ao prédio do Inst. de Biociências.
-------------------------

INSCRIÇÕES:
Envie nome e instituição (confirmação) para o e-mail: ianasvn@gmail.com
Inscrições também no local (sujeita a disponibilidade de vagas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...