quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Livro sobre História, Política e Gestão Ambiental

Divulgamos livro de história ambiental recém lançado na Argentina. 

Historia, política y gestión ambiental: Perspectivas y debates

Trata-se de uma obra coletiva, organizada pelos professores de História na Universidade Nacional de Quilmes, Adrián Gustavo Zarrilli y Alejandra Salomón


A obra coletiva aborda temáticas ambientais importantíssimas, a maior parte abrangendo o contexto histórico-geográfico argentino, como a experiência do movimento camponês indígena na Argentina; gestão ambiental e mineração; o imaginário ambiental em Mendoza; a sustentabilidade social em comunidades rurais no norte de Córdoba; gestão das bacias hidrográficas na província de Buenos Aires; parques nacionais e peronismo; e um artigo aborda agricultura familiar e conflitos ambientais em Minas Gerais-Brasil. De cunho mais teórico, o capítulo de Gustavo Zarrili, "La naturaleza como categoría de análisis", abre a coletânea. 

Na introdução do livro, Zarrili argumenta que a partir do surgimento da Ecologia como campo disciplinar, no final do século XIX, aumentou o interesse pelas inter-relações entre seres humanos e natureza. Para explicá-las, não basta recorrer às ciências naturais, apesar de sua complexificação recente. 

Também a emergência dos conflitos ambientais e a interação da sociedade em seu processo histórico com a natureza potencializou as preocupações sobre essas problemáticas, chegando a lançar advertências sérias sobre o futuro da vida sobre a terra. 

Nesse sentido, a obra oferece uma perspectiva de análise a partir das ciências sociais e humanas, que, para Zarrilli, podem e devem aportar elementos de análise substantivos no estudo da relação sociedade-natureza e consequente constituição e transformação do ambiente. Uma perspectiva somente visualizada desde as ciências naturais impede  de conhecer em toda a sua diversidade e complexidade a construção social do ambiente. 

Trata-se, por fim, de uma oportunidade ímpar para os estudiosos brasileiros conhecerem um pouco da história ambiental de nossos "hermanos".

A obra está disponível para download gratuito AQUI. (Precisa inserir Nome e Email). 

Boa leitura! Buena lectura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...