sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Filme sobre Agricultura Industrial x Agricultura Sustentável

    Encontrei na web um vídeo que deveria ser visto pelo maior número possível de pessoas. É impressionante como eles conseguiram condensar em 6:30 minutos praticamente tudo que se precisa saber sobre o que está por trás dos modelos de agricultura atuais. Está em inglês - e merecia uma tradução para o português -, mas os desenhos e recursos gráficos são auto-explicativos. 
       O que é também impressionante é que esse tipo de informação não é divulgado. A maioria das pessoas aceita comer alimentos envenenados, sem discutir muito, e nem imagina o tamanho do sistema que mantém esse tipo de agricultura, que perdeu totalmente o sentido de amor à terra. Mas o pior é que quem realmente ganha com esse tipo de agricultura são as grandes corporações multinacionais,  produtoras de insumos, como maquinários, agrotóxicos, sementes, antibióticos... numa cadeia de dependência que deixa o agricultor totalmente sem saída; na maioria das vezes, cheio de dívidas. Só lucram mesmo as grandes propriedades, que aplicam doses pesadas de fertilizantes e pesticidas, causando sérios danos ao ambiente e à saúde humana (especialmente o câncer). 
      Mas dá para sair desse paradigma de dependência, e já faz tempo que se divulga isso no Brasil, desde os anos 1970. O modelo de agricultura ecológica considera as ervas nativas como matéria orgânica e não inço ou erva daninha; os insetos como indicadores de saúde da propriedade e não como pragas. Somente com o solo equilibrado é possível uma produção sustentável, já dizia o ecologista José Lutzenberger, nos anos 70-80. 



Vídeo de Food Myth Busters:
  "Nós realmente precisamos da agricultura industrial para alimentar o mundo?"

Os fabricantes de pesticidas e fertilizantes gastam bilhões de dólares todos os anos, não para alimentar o mundo, mas para vender a ideia de que precisamos de seus produtos para alimentar o mundo. Mas o vídeo mostra que não é bem assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...