Os conflitos pelos ecossistemas estratégicos na América Latina e Caribe. séculos XIX a XXI
Divulgo evento sobre as temáticas da história ambiental e economia ecológica que ocorrerá em 2015, na Colômbia. Organizado pela Associação de Historiadores Latinoamericanos e do Caribe (ADHILAC), Departamento de História e doutorado em Ciências Ambientais da Universidad del Valle, em parceria com a Biblioteca Departamental de Valle del Cauca, o evento se destina a pesquisadores, professores e estudantes de diferentes disciplinas interessados (as), convidados a apresentar suas pesquisas e reflexões acadêmicas sobre temas relacionados com a História Ambiental Latinoamericana e Caribenha. O Congresso Internacional de História Ambiental e Economia Ecológica será realizado nas instalações da Biblioteca Departamental de Valle del Cauca Cali (Colômbia) entre os dias 21 e 23 de maio de 2015.
MESAS TEMÁTICAS
- Impactos sobre os recursos naturais e os serviços ecossistêmicos gerados pelas atividades produtivas (mineração e agrícola, pecuária, pesca, silvicultura e industrial).
- Transformações em ecossistemas estratégicos (cadeias de montanhas, florestas, pântanos, savanas, pântanos, rios, mares, mar e estuários dos rios e zonas costeiras ).
- Globalização e Governação Ambiental (Questões ambientais globais: Comércio internacional e meio ambiente, as disparidades Norte-Sul, a exportação de resíduos, os tratados internacionais e meio ambiente, a dívida ecológica , Direito Internacional Ambiental).
- Gestão administrativa ( união e setor) na conservação do patrimônio ambiental.
- As políticas públicas sobre as estratégias de biodiversidade e desenvolvimento para a promoção da eco-regiões.
- Modelos de negócios sustentáveis e desenvolvimento sustentável (ecoturismo, bio- negócio, gestão e promoção de áreas protegidas, a logística verde e produção mais limpa).
- Tensões, confrontos e acordos em relações internacionais da América Latina e do Caribe sobre proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Relevância do tema nos processos de integração regional.
- A dependência econômica, sócio-cultural e tecnológica sobre práticas públicas e privadas de proteção do ambiente ou de desproteção.
- O papel do governo (nacional, provincial, estadual, distrital, municipal, etc) na regulação e controle das atividades produtivas, as obras públicas ( de produção de energia, comunicações, etc), na proteção ambiental contra grandes corporações, e sua ação contra as práticas tradicionais que afetam o meio ambiente.
- Historiografia da história ambiental e/ou eco- história.
- Ensinar a história ambiental.
- História ambiental como um estudo das ciências naturais, sociais e humanas.
- Teorias e métodos da história ambiental.
- Fontes, fundos e arquivos para a reconstrução da História Ambiental da América Latina e Caribe.
METODOLOGIA
O Congresso será realizado na forma de painéis temáticos com apresentações individuais, seguido de uma sessão de perguntas e comentários de cada um. Conferências centrais também será realizada por oradores convidados .
Os candidatos podem propor mesas temáticas ou comunicações individuais. Os grupos temáticos devem ter um mínimo de três apresentações e um máximo de cinco, e resumos serão avaliados individualmente.
PARTICIPAÇÃO
Para participar como palestrante no evento, os interessados devem apresentar uma proposta de trabalho no idioma Inglês ou Espanhol, simultaneamente, para o seguinte e-mail:
A proposta deve conter as seguintes informações:
-As informações pessoais (nome, endereço e e-mail).
-Dados Profissional (grau acadêmico e afiliação institucional).
-Título da apresentação, tema escolhido da mesa, e um resumo de até 500 palavras, a ser recebido até 30 de novembro de 2014.
-O trabalho completo deverá ser enviado até 31 de Janeiro de 2015 em formato Word, espaço duplo, e com um comprimento máximo de 20 páginas, incluindo bibliografia. Quem não cumprir com a data não será incluído nos anais do evento.
-As cartas de aceitação de trabalhos serão enviadas pelos coordenadores do evento até 15 de janeiro de 2015 e a programação final será divulgado em 13 de fevereiro de 2015.
Para maiores informações, veja o website do evento: http://adhilac.com.ar/?p=8665
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário