quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nuvens de Veneno

Documentário, Brasil, 2013, 22 minutos

Cartaz de divulgação do filme

     O documentário Nuvens de Veneno reafirma Mato Grosso como o maior consumidor brasileiro de agroquímicos (fertilizantes químicos e agrotóxicos), principalmente no plantio de grãos. Trata, ainda, dos riscos do uso do agrotóxico tanto para quem trabalha nas lavouras quanto para quem consome a água contaminada e os alimentos produzidos nesses locais. Segundo o médico, pesquisador e professor Wanderlei Pignati (UFMT), Mato Grosso conta com estruturas para a vigilância da saúde de animais e das lavouras, porém a estrutura para a vigilância da saúde do trabalhador e da saúde do ambiente é mínima. Abaixo, confira o link para assistir.

Trator de aplicação de agrotóxicos em monocultivos



    O problema dos agrotóxicos é grave e vem piorando, desde o início de seu uso no Brasil, nos anos 1960. Cada vez se usa maior quantidade de produtos mais e mais agressivos, já que as "plantas invasoras" e "pragas" tornam-se resistentes com o tempo. 
      Esse tipo de iniciativa deve ser muito divulgada em todo o país. A população precisa se conscientizar das consequências do uso dos agrotóxicos para sua saúde e o ambiente. Afinal, que valor tem um mundo envenenado? Enquanto uns poucos usufruem das riquezas geradas com o modelo do agronegócio, milhões sofrem as consequências indesejáveis...
     O documentário foi produzido pelo cineasta e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beto Novaes, pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Minayo Gomes e pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Pignati.

Link para assistir Nuvens de Veneno no Youtube: 

https://www.youtube.com/watch?v=v2eUR5EyX9w

Um comentário:

  1. A situação só chegou a esse estado porque a nuvem dos agrotóxicos está encoberta por nuvens ainda maiores: a omissão dos governos, a conivência de parlamentares, a subserviência de parte da academia, a leniência da Justiça e o silêncio da grande mídia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...