sexta-feira, 5 de maio de 2017

Seminário Internacional sobre História do Tempo Presente em Floripa

Acontece de 25 a 27 de outubro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, o III Seminário Internacional de História do Tempo Presente. O evento vai contar com ótimas conferências e mesas redondas, e simpósios temáticos para apresentação de trabalhos sobre diversas abordagens da História do Tempo Presente. Veja mais abaixo: 


O III Seminário Internacional História do Tempo Presente é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina e objetiva aproximar pesquisadores nacionais e internacionais capazes de contribuir tanto para a compreensão de fenômenos históricos transcorridos ao longo do século XX e início do século XXI como para a reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos de uma História do Tempo Presente.






O evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017 e seu formato foi pensado para garantir participações em níveis diferenciados, sem abrir mão da qualidade das discussões.

Estrutura do evento:

1) Conferências:

Prof. Dr. Christian Delacroix (Instituto de História do Tempo Presente - França) 
Profa. Dra. Liz Sevcenko (Universidade de Columbia)
Prof. Dr. João Quartim de Moraes (Professor Aposentado da Unicamp)


2) Quatro mesas redondas, que contarão com a presença de convidados nacionais e internacionais, além de professores do PPGH-UDESC:

Mesa 1: História Pública e Tempo Presente: interfaces e perspectivas

As discussões a respeito da história pública têm ganhado força nos últimos anos nos Estados Unidos e mais recentemente na América Latina. Propõe-se analisar temas interligados a história do tempo presente e a história pública, como os usos do passado, o papel dos historiadores frente aos debates públicos e suas reverberações sociais, políticas e culturais. Bem como as possíveis apropriações da história por diferentes públicos e a produção histórica e suas múltiplas linguagens.


Profa. Dra. Viviane Borges (Universidade do Estado de Santa Catarina) 
Profa. Dra. Ana Maria Mauad (Universidade Federal Fluminense) 
Prof. Dr. Ricardo Santhiago (Universidade de Campinas)

Mesa 2: Ditaduras do Cone Sul: Debates historiográficos e implicações políticas

Os aniversários “redondos” de cinquenta anos do golpe militar no Brasil e de quarenta anos dos golpes no Chile e na Argentina, recentemente completados, conclamam a debates, des-comemorações e balanços historiográficos. Propõe-se um estado da arte da historiografia atual sobre as ditaduras militares do Brasil, do Chile e da Argentina, tendo em vista sua evolução no tempo e implicações políticas na esfera pública.

Profa. Dra. Mariana Joffily (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Profa. Dra. Marina Franco (Universidade Nacional de San Martín, Argentina)
Profa. Dra. Verónica Valdivia, (Universidade Diego Portales, Chile)

Mesa 3: Mídias audiovisuais e imaginação histórica

A utilização de fontes audiovisuais para a pesquisa histórica, seja através do cinema documentário e de ficção, seja através de programas de televisão e compartilhamento de vídeos em rede, é parte fundamental no processo de construção da memória histórica e do modo como imaginamos o passado. A disputa de narrativas na representação dos acontecimentos, bem como a evocação do passado que estabelece ressonância com os problemas atuais, marcam as preocupações da História do Tempo Presente com o papel da mídia audiovisual na imaginação histórica. O objetivo da mesa é discutir não apenas as diferente abordagens teórico-metodológicas dos recursos audiovisuais na pesquisa histórica, mas também do seu uso na construção de uma possível historiofotia, ou seja, do uso da linguagem audiovisual para expor temas, problemas, justificativas, métodos e conclusões de uma pesquisa histórica.

Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Prof. Dr. Javier Campo (Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires)
Prof. Dr. Marcelo Téo (Universidade de Campinas)

Mesa 4: A emergência e a consolidação da História do Tempo Presente no Brasil

Esta mesa redonda reunirá enfoques da História do Tempo Presente a partir de diferentes temas, motivações e problemáticas. Pretende-se demonstrar que a História do Tempo Presente, para além do inovador conteúdo temático das investigações científicas, vem promovendo importantes aportes reflexivos, bem como significativas contribuições teórico-metodológicas na área. Com isso, alargando as fronteiras da historiografia ao problematizar o uso das fontes documentais, a noção de temporalidade e as formas de escrita da História.

Profa. Dra. Silvia Fávero Arend (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (Universidade Federal de Minas Gerais)
Profa. Dra. Marieta Moraes Fereira (Fundação Getúlio Vargas)
Profa. Dra. Carla Brandalise (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)



3) Dez simpósios temáticos, coordenados por professores do PPGH - Mestrado em História da UDESC, para articular trabalhos de pesquisadores interessados em refletir sobre a História do Tempo Presente.

ST1 - Acervos Pessoais no tempo presente
ST2 - Ensino de História no tempo presente
ST3 - Escolarização média no tempo presente
ST4 - Gênero, família e infância no tempo presente
ST5 - Gênero, sexualidade e mobilidades no tempo presente
ST6 - História política e tempo presente: Brasil e América Latina
ST7 - Memórias da Diáspora Africana nas Américas
ST8 - Moda, Trajes e História
ST9 - Tempo presente, políticas de memória e patrimônio cultural nas Américas
ST10 - Redes de produção e circulação de música popular nas Américas no século XX

Local: UDESC - Av. Madre Benvenuta, 2007Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP 88035-001 www.ppgh.udesc.br

Fone 00 55 48 3321-8555

Para saber mais e inscrever-se, acesse o website do evento AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...