terça-feira, 9 de maio de 2017

III Escola de Pós-Graduação da SOLCHA

A III Escola de Pós-Graduação da SOLCHA acontecerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2017 no Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Estado de Goiás, Brasil. O evento terá como instituições organizadoras o Centro Universitário de Anápolis, a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Santa Catarina. 

Se você é estudante de Pós-Graduação e sua pesquisa dialoga com a História Ambiental, a submissão está aberta até 
30 de maio de 2017, veja como participar:

A Escola de Pós-Graduação da SOLCHA manterá a orientação das primeiras e segundas edições, com o enfoque na temática da História Ambiental da América Latina. Seguindo os moldes das duas primeiras edições, as principais atividades a serem desenvolvidas serão: 
1. Discussão de textos dos estudantes: Esta é atividade central da escola, e cada estudante deve enviar com antecedência um texto relativo ao trabalho que estão desenvolvendo na Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), podendo ser enviado em português, inglês ou espanhol. Os textos deverão ser lidos e debatidos pelos professores participantes. 
2. Sessões de seminários: as sessões acontecerão a partir da indicação de temas propostos pelos professores, considerando da temática geral em História Ambiental Latino-Americana. 
3. Conferências: A proposta é de uma conferência que aborde a situação atual da História Ambiental Latino-Americana e o papel da SOLCHA. 
4. Saída de Campo: a previsão de saída de campo para sítios de patrimônio histórico e ambiental de Goiás, com a previsão de um pernoite em acampamento próximo ao rio Corumbá e a Serra dos Pirineus, na região de Pirenópolis e Corumbá de Goiás. A saída de campo visa a compreensão da relação entre história e natureza na constituição da ocupação do Brasil Central, num diálogo entre as ciências humanas e naturais, tendo o bioma Cerrado como referência. 

PARTICIPANTES Seguindo a experiências das duas primeiras edições, adotaremos o limite de 20 alunos participantes. Estes participantes serão selecionados dentre estudantes de Programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) de diferentes áreas do conhecimento. Não será, portanto, necessário, a vinculação com Programas de Pós-Graduação em História. No entanto, a temática abordada, bem como as metodologias propostas e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, deverão estar vinculadas à História Ambiental. Dentre os participantes, pelo menos dois serão estudantes da UniEVANGELICA, instituição sede do evento. 

PROFESSORES A escola contará com a participação dos seguintes professores: Adrián Gustavo Zarrilli, Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) Alessandra Izabel de Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil) Claudia Leal, Universidad de Los Andes (Colômbia) Diogo de Carvalho Cabral, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil) Dominichi Miranda de Sá, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil) Eunice Sueli Nodari – Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) José Augusto Pádua, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) José Luiz de Andrade Franco, Universidade de Brasília (Brasil) Lise Sedrez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) Magali Romero Sá, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil) Marina Miraglia, Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina) Paulo Henrique Martinez, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Regina Horta Duarte, Universidade Estadual de Minas Gerais (Brasil) Reinaldo Funes Monzote, Fundación Antonio Núñez Jiménez de La Naturaleza y el Hombre (Cuba) Rogério Ribeiro de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) Samira Peruchi Moretto – Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) Sandro Dutra e Silva, Universidade Estadual de Goiás e UniEVANGELICA (Brasil).

PROGRAMAÇÃO
1º. Dia- 24/10/2017 
Manhã: Conferência - Adrián Gustavo Zarrilli 
Grupos de discussão dos textos dos estudantes 
Tarde: Grupos de discussão dos textos dos estudantes 
Noite: Atividade Cultural 
2º. Dia- 25/10/2017 
Manhã Visita à Fazenda Babilônia 
Tarde: Grupos de discussão dos textos dos estudantes Oficinas/ Sessões de Seminários 
Noite: Mesa Redonda - IMPACTOS DA HISTORIOGRAFIA AMBIENTAL NA DISCIPLINA HISTÓRICA, NA AMÉRICA LATINA. Coordenação – Regina Horta Participantes: Eunice Nodari, Claudia Leal, Marina Miraglia, Diogo Cabral 
3º. Dia- 26/10/2017 
Manhã: Saída para campo - Acampamento El Rancho 
Tarde: Trilhas no Cerrado: Rio Corumbá e Parque Estadual dos Pirineus. Acampamento El Rancho. 
Noite: Conferência – José Augusto Pádua (Acampamento El Rancho) 
Pernoite no Acampamento 
4º. Dia- 27/10/2017 
Manhã: Café da manhã no Acampamento El Rancho 
Reunião de encerramento dos trabalhos (planejamentos futuros, projetos, parcerias, grupos de trabalho, etc.) 
Almoço no Acampamento El Rancho 
Tarde: Retorno para Anápolis (despedidas).

CUSTOS PREVISTOS 
A organização do evento buscou e obteve apoio para custear as despesas com a hospedagem dos alunos, tanto para o Hotel Universitário quanto para o Acampamento El Rancho. As únicas taxas cobradas serão a inscrição e àquelas relacionadas à viagem à Fazenda Babilônia (viagem opcional). Informações completas constam dessa III Circular, abaixo. A alimentação ficará a cargo de cada participante, salvo a alimentação no Acampamento El Rancho, que já estará incluída nas diárias. 

TAXAS
Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (até 24 de Outubro) Hospedagem no Hotel Universitário - 23 a 25 de outubro: CUSTEADAS PELA UniEVANGELICA 
Taxa para as Atividades no Acampamento El Rancho (incluindo hospedagem, refeições e traslado): CUSTEADAS PELA UniEVANGELICA 
Viagem à Fazenda Babilônia (opcional): R$ 50,00 (incluindo o café colonial e o traslado) 
CUSTO TOTAL = R$ 150,00 (Em torno de US $ 50,00).

DATAS
• Período de Submissão de Trabalhos: até 30 de maio de 2017 • Divulgação dos alunos selecionados: 15 de junho de 2017 
• Período de Inscrição: 15 de junho à 24 de Outubro de 2017 
• Realização do evento: 24 a 27 de outubro de 2017

Submissão dos trabalhos no link: https://goo.gl/forms/P9qptqdNeC7Q93n22 

Para mais informações: 
escuela.solcha2017@gmail.com 
sandrodutr@hotmail.com 

Página no Facebook: 

OBS: Os trabalhos deverão ser submetidos diretamente no site do evento (em finalização) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...