sábado, 9 de julho de 2016

Entrevista com historiador Nelson Sanjad - Museu Goeldi

Abaixo divulgamos o vídeo da entrevista realizada pela professora Regina  Horta Duarte (UFMG), editora da Revista Varia História, com o pesquisador do setor de documentação do Museu Goeldi, professor Nelson Sanjad. 

Sanjad fala sobre sua pesquisa com a farta documentação sobre as exposições internacionais em que o Estado do Pará participou, no início do século XX, e em especial o papel do diretor do Museu Goeldi na época, o botânico suíço Jacques Huber (1867-1914). Nessas exposições, elementos da natureza Amazônica (madeiras, minérios, espécimes da flora) eram apresentados numa narrativa que dava sentido a representações positivas do Brasil, o que não correspondia à realidade do país.

Seção de madeiras do Brasil, na exposição de Turim, 1911. Imagem retirada de Sanjad (2016, Varia História 31).

Uma amostra de seu trabalho pode ser conferida nos dois artigos que publicou conjuntamente com Anna Raquel de Matos, sobre a participação paraense na exposição de Turim, Itália, em 1911, na revista Varia História, disponíveis online nos links abaixo:

SANJAD, Nelson and CASTRO, Anna Raquel de Matos. Comércio, política e ciência nas exposições internacionais: O Brasil em Turim, 1911. Parte 1. Varia hist. [online]. 2016, vol.32, n.58 , http://ref.scielo.org/gypzrs


SANJAD, Nelson and CASTRO, Anna Raquel de Matos. Comércio, política e ciência nas exposições internacionais: O Brasil em Turim, 1911. Parte 2. Varia hist. 2016, vol.32, n.58 ], pp.141-173. http://ref.scielo.org/8w77sn



Eis a entrevista do prof. Nelson Sanjad:


Para visualizar o currículo Lattes do prof. Sanjad, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...