Elenita e Carneiro, Novembro/2012
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
O eterno militante: 90 anos de Augusto Carneiro
Artigo publicado no jornal Correio do Povo, 24-25/12/2012, p. 2 (opinião)
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Filme sobre Agricultura Industrial x Agricultura Sustentável
Encontrei na web um vídeo que deveria ser visto pelo maior número possível de pessoas. É impressionante como eles conseguiram condensar em 6:30 minutos praticamente tudo que se precisa saber sobre o que está por trás dos modelos de agricultura atuais. Está em inglês - e merecia uma tradução para o português -, mas os desenhos e recursos gráficos são auto-explicativos.
domingo, 18 de novembro de 2012
50 anos de Primavera Silenciosa
Em 1962, a bióloga norte-americana Rachel Carson (1907-1964) publicou uma das obras mais importantes do século 20. Primavera Silenciosa é considerado o primeiro alerta mundial contra os efeitos nocivos do uso de pesticidas na agricultura. O livro influenciou a criação da agência de proteção ambiental (Epa) nos Estados Unidos e inspirou movimentos ambientalistas em diversos países. O livro de Carson, porém, mais que um alerta contra os agrotóxicos, divulgou uma mensagem ética: a relação do homem com a natureza está no caminho errado e precisa mudar.
Marcadores:
agrotóxicos,
Primavera Silenciosa,
resenhas
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Roda Viva com Robert Darnton, em 24/09/2012
Presidente da
biblioteca de Harvard fala sobre arquivos, o futuro da escrita e dos livros na
era digital.
Excelente
programa, em que Darnton pode falar de sua experiência com arquivos, história
do século XIX e do tempo presente, e também sobre a revolução digital. É
tocante quando ele narra a emoção do contato com documentos inéditos num
arquivo. A espera de uma caixa, a abertura do lacre, os instantes que envolvem
o mistério do passado que o historiador está prestes a desvendar. Só sabe do
que ele está falando quem já passou por esse momento, e sabe o quanto é
incrível e emocionante.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Filmambiente - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

Filmambiente: Cinema ambiental com programação gratuita no Rio de Janeiro
Se estivesse no Rio, assistiria a vários desses filmes extraordinários.
A mostra ocorre em quatro espaços diferentes, entre os dias 31 de agosto e 06 de setembro. O festival é uma oportunidade muitas vezes única para assistir curtas e longa metragens com temática ambiental; filmes que geralmente não entram no circuito comercial, apesar de premiadíssimos em todo o mundo, caso dos internacionais Primavera Silenciosa (Masako Sakata/Japão), Mbambu e as Montanhas da lua (Natasha Muntean/Sérvia), Pó, o processo do amianto (Niccolò Bruna/Itália) e Neve Silenciosa (Jan van de Berg/Holanda), além dos curtas brasileiros A galinha que burlou o sistema (Quico Meirelles) e Tamanduá bandeira (Ricardo de Podestà).
Site do Filmambiente: http://www.filmambiente.com/index.php/competicao-longa.html
Marcadores:
filmes ambientais,
Primavera Silenciosa
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
PROTEÇÃO À NATUREZA E EDUCAÇÃO: ENTREVISTA COMENTADA COM HENRIQUE LUIZ ROESSLER
PROTEÇÃO À NATUREZA E EDUCAÇÃO: ENTREVISTA COMENTADA COM HENRIQUE LUIZ ROESSLER
No link ENTREVISTA COM ROESSLER, (aguardar instantes, demora um pouquinho para carregar) entrevista comentada de Roessler ao Boletim Renner, em 1957.
Marcadores:
Henrique Luiz Roessler,
História Ambiental
quinta-feira, 15 de março de 2012
Sacralização da Natureza - Cadernos IHU
38ª edição Cadernos IHU
Saiu a publicação do Cadernos IHU, 38ª edição, de 27 de fevereiro de 2012, com meu texto “Sacralização da natureza: Henrique Luiz Roessler e as ideias protecionistas no Brasil (1930-1960)”.
Descrição do site do IHU:
Neste texto a autora, Elenita Malta Pereira, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta as ideias de Henrique Luiz Roessler, fundador da primeira entidade não governamental dedicada à defesa dos elementos naturais em sentido amplo do Rio Grande do Sul, sendo, portanto, um pioneiro em questões de defesa ambiental. Segundo a autora “Roessler sentia-se um missionário, um profeta, que fazia a intermediação entre a natureza – criação divina e o homem.”
A versão completa desta edição está disponível neste link em PDF:
http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ihu/038cadernosihu.pdf
Espero que apreciem a leitura!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Entrevista com historiadora Lise Sedrez (UFRJ), no Café História
Excelente entrevista, em que a historiadora Lise Sedrez fala de sua experiência de pesquisa e sobre o próprio campo da História Ambiental, publicada no Blog Café História, em 04/01/2012.
História Ambiental
Café História entrevista a historiadora Lise Sedrez, professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ)
Não são apenas os biólogos que se interessam por índices pluviométricos ou por troncos de árvores caídas. Historiadores também. São os historiadores da chamada "história ambiental", que desde os anos 1960, aproximadamente, vem se afirmando como um campo de estudos bastante produtivo e interdisciplinar da historiografia. Para saber mais a respeito, conversamos com a historiadora Lise Sedrez, atual professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formada em História pela PUC-RJ, e tendo cursado mestrado e doutorado nos Estados Unidos, Sedrez é uma das maiores referências no Brasil quando o assunto é história ambiental. Confira abaixo como foi esse agradável bate-papo, o primeiro de 2012.
Marcadores:
aquecimento global,
pesquisa em História Ambiental
Local:
Porto Alegre - RS, Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)