Divulgamos o lançamento do E-book "Experiências e reflexões extensionistas: Núcleo Multidisciplinar de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Unicentro", organizado pelos professores da universidade, Jorge Luiz Favaro, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes e Fernanda Keiko Ikuta, publicado pela editora C&A Alfa Comunicação, 2020.

O livro conta com 11 artigos que compõem a complexidade que é envolvida ao falarmos de Agroecologia. Como bem coloca a autora do prefácio, a profª. Adriana Massaê Kataoka, os capítulos, de alguma maneira, explicitam a insustentabilidade do círculo opressor/oprimido, cunhado por Paulo Freire. Esse fato é exemplificado pela agricultura industrial, que explora e oprime a natureza e as pessoas.
Entre os temas abordados, podemos citar a construção do Núcleo Multidisciplinar de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA-Unicentro), a realização de uma Semana Agroecológica em 2019, a relação entre agroecologia e saúde, a influência da Lua, a homeopatia, a Feira Agroecologia na Unicentro, a produção orgânica de mudas frutíferas e a certificação de produtos orgânicos.
Ao focalizar a Agroecologia como elemento agregador de diversos projetos e ações, que se materializam nesse livro, ela se coloca como um movimento de resistência ao cenário de desrespeito à vida e retrocesso que temos vivenciado no Brasil desde 2019. Considerando que a Agroecologia surge em contraposição às externalidades negativas da aplicação do pacote tecnológico da “modernização” da agropecuária, hoje, a sua relevância é ainda maior.
A Agroecologia, ao buscar a reorientação dos processos de manejo dos recursos naturais, de forma a reduzir os impactos ambientais, ampliar a inclusão social e a segurança alimentar, resgata a centralidade da vida em suas múltiplas manifestações, contestando o modelo vigente, que centraliza o poder econômico ou reduz a vida a uma mercadoria. Ao colocar a vida no centro dessa discussão, resgatamos a conexão do ser humano com ele próprio, com o outro, com o Planeta Terra, com Gaia ou Pachamama, ou seja, com o sagrado.
O download do livro pode ser feito gratuitamente no link abaixo:
Boa leitura!
💚💚💚