quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Flávio e Benito: Entrevistas biográficas

Recém saiu do forno o livro Flávio Koutzi: Biografia de um militante revolucionário (De 1943 a 1984), escrito por Benito Schmidt, professor de História da UFRGS. A obra tem lançamento marcado para o dia 16/12/2017, a partir das 18:30, no Clube de Cultura, em Porto Alegre. 


O livro vem conseguindo ótima repercussão, por tratar da trajetória de um dos mais importantes líderes políticos  gaúchos, preso e torturado durante a ditadura militar brasileira e, dessa forma, desvelar muito sobre a história desse período. 

Os dois personagens dessa obra - biógrafo e biografado - deram entrevistas ao Instituto Humanitas da Unisinos (IHU-Online), nas quais falaram da sua participação nesse trabalho a quatro mãos. 
O começo do livro...
Benito é pesquisador da área da biografia e biógrafo. Escreveu biografias do militante socialista Antônio Guedes Coutinho (Um Socialista no Rio Grande do Sul, 2000, Ed. UFRGS); e, no mesmo livro, de dois líderes socialistas - Francisco Xavier da Costa e Carlos Cavaco (Em Busca da Terra da Promissão, Ed. Palmarinca, 2004) - resultantes de seus trabalhos de mestrado e doutorado, respectivamente. 

A biografia de Koutzi foi realizada ao longo de sete anos de intensa pesquisa e convivência com o biografado. Na entrevista ao IHU, o historiador afirmou que seu objetivo, na biografia de Koutzii, era  "investigar o peso das ações deste indivíduo no contexto das ditaduras de segurança nacional que assolaram a América Latina nas décadas de 1960 e 1970. Não para transformá-lo em herói, mas para pensar como as ações individuais podem interferir nos movimentos mais amplos da história".

A entrevista completa do Benito pode ser lida AQUI
Já para Koutzii, “A biografia é um catalisador de memórias. É duro ter memória, bancar sua memória. É preciso ter coragem”. Considerou que a biografia "foi muito bem-feita, exaustiva, com muito critério por parte do Benito". 

Leia a entrevista de Koutzii na íntegra AQUI

Fica o convite para o lançamento e a leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...