terça-feira, 25 de novembro de 2014

Registro: 3º Simpósio de História Ambiental e Migrações - Floripa

De 05 a 07 de novembro de 2014, realizou-se o 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, em Florianópolis-SC, na UFSC.

A mesa de abertura, no dia 5 de novembro, contou com a presença dos professores Paulo Pinheiro Machado, diretor do CFH; Eunice Nodari, coordenadora do PPGH; e João Klug, coordenador do Labimha, como vemos na foto abaixo:






O prof. José Augusto Pádua ministrou a palestra de abertura do evento, intitulada O Dilema do Berço Esplêndido: o Brasil no Antropoceno. Na ocasião, Pádua abordou a intensa aceleração do consumo dos elementos naturais e o crescimento demográfico em âmbito mundial, característicos dos últimos 60 anos. Segundo Pádua, o Brasil vive intensamente este processo, seja como provedor de bens naturais (exemplo disso é o aumento da participação das commodities na pauta de exportações do país) seja como consumidor destes. Por outro lado, o país tem potencial para ser referência em alternativas sustentáveis de utilização de bens naturais.

Prof. Pádua
Também no dia 05/11, à noite, houve exibição com debate do documentário Percepção de Risco: a Descoberta de um novo Olhar. Os professores  Marcos Espíndola (IFSC), Samira Moretto (UFSC) e Jó Klanovicz (Unicentro) teceram comentários, analisando o filme em sua contribuição como ponto de partida para abordar a temática das mudanças climáticas e desastres ambientais. 

Profs. Marcos, Samira e Jó

No dia 06/11, à noitinha, houve sessão de lançamento de livros de história ambiental e também os participantes assistiram à mesa redonda História ambiental: desafios globais, que contou com a participação dos professores Lise Sedrez, Claudia Maria Leal Leon e Silvio Marcus Correa. Os debatedores mencionaram a necessidade de maior interação entre pesquisadores brasileiros e de outros países da América Latina. Para isso, é necessário vencer a barreira da língua e avançar no sentido de uma maior cooperação nas atividades acadêmicas.


Profª. Cláudia Leal

No último dia, 07/11, pela manhã, ocorreu a reunião do GT nacional de história ambiental, coordenada pelo prof. Ely Bergo de Carvalho. Na ocasião, os GTs estaduais relataram suas atividades, desafios e propostas para difusão da história ambiental em seus respectivos estados.



O evento registrou bom público:



Como já ocorreu nos simpósios anteriores, a organização foi muito eficiente:

Parte da comissão organizadora

Os anais dos artigos completos das comunicações já estão online e podem ser acessados AQUI

Boa leitura!

Fotos: jornalista Ana Carolina Dionísio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...