quarta-feira, 5 de março de 2014

Documentário Brazilian Dreams: Sonhos brasileiros na virada dos 1980-90

      O documentário Brazilian Dreams, inédito no Brasil, produzido pela cineasta Caitlin Manning e pelo historiador Chris Carlsson (1991), mostra um importante retrato do Brasil na virada dos anos 1980-90, que emergia após 21 anos de ditadura militar, sob o olhar de dois norte-americanos.



       Em novembro de 1988, Caitlin e Chris deixaram seus empregos para viajar com sua filha (ainda pequena) pelo Brasil, durante quatro meses. O documentário registra três importantes momentos da viagem: em São Paulo, Salvador e em Altamira, Amazônia.
       Após o período de regime militar, podia-se falar abertamente, e por conta disso, o casal resolveu conhecer movimentos de resistência: "aqueles que recusaram as regras do jogo" - no país. A maioria dos brasileiros, no entanto, alimentava sonhos de consumo, transmitidos pela TV, em meio a uma inflação assustadora de 2 mil% ao ano. 
      Em São Paulo, o documentário mostra movimentos de resistência na arte, que usavam grafite para se expressar, e movimentos feministas, através da política e do teatro. As mulheres buscavam maior participação na sociedade que emergia da ditadura. 

Teatro de Mulheres de Rua de São Paulo

          Em Salvador, em meio ao Carnaval, o filme aborda o movimento black, e retrata a Capoeira -  luta com dança, de origem africana.
       Em Altamira, o casal acompanhou os protestos das tribos Caiapós contra a construção da grande hidrelétrica no Rio Xingu, uma triste realidade que está sendo reeditada atualmente, com o nome de Belo Monte. 


      Uma curiosidade do filme: o ambientalista José Lutzenberger, que acompanhava os protestos em Altamira, é entrevistado, comentando o absurdo da construção da hidrelétrica. 
      O documentário mostra movimentos ativistas importantes daquele contexto brasileiro, um momento de efervescência após os anos de censura e repressão. Interessa a todos que estudam e querem saber mais sobre o período, movimentos de resistência e ativismo no país. Vale a pena assistir.

Brazilian Dreams. Documentário. EUA, 57 minutos, Idioma: inglês, 1991.
Link para assistir gratuitamente:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...