Filmes

Felizmente, é possível encontrar na internet filmes muito bons sobre temas ambientais.
Aqui vão os links para alguns deles, documentários que tratam questões bastante polêmicas envolvendo sociedade e natureza. Vale a pena conferir e pensar a respeito:

O mundo segundo a Monsanto




Documentário produzido junto com o livro de mesmo título pela jornalista francesa Marie-Monique Robin, que realizou extensa pesquisa sobre a história da Monsanto, principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.



Belo Monte, anúncio de uma guerra


Documentário independente filmado ao longo de 3 expedições à região do rio Xingu, Altamira e arredores, São Paulo e Brasília. Apresenta imagens e fatos reveladores sobre a maior e mais polêmica obra em andamento no Brasil.


O Veneno está na Mesa 1

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

O veneno está na mesa 2




Globalização Milton Santos 


O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.


Ilha das Flores




Excelente curta com crítica ácida sobre a sociedade de consumo atual. 


Home - O mundo é a nossa casa




Documentário produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand no ano de 2009. Inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da Terra.
Foi filmado em vários estágios devido à extensão das áreas retratadas. Levando cerca de 18 meses para ser completado, o director Yann Arthus-Bertrand, um operador de câmera, um engenheiro de câmera e um piloto voaram em um pequeno helicóptero através de várias regiões em cerca de 50 países. O filme em português está dividido em 8 partes.

Lutzenberger: Forever Gaia


Filme de Frank Coe e Otto Guerra sobre o Ambientalista Jose A. Lutzenberger. Aborda a vida e obra do ecologista José Lutzenberger (Lutz) de forma lúdica ao mesmo tempo em que apresenta as principais ideias deste ativo pensador.

Toxic: AMAZÔNIA 

Filme sobre o casal de seringueiros e ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, que foram assassinados em 2011 no Pará, na Amazônia.

Como não é do YouTube, vai o link:



Mudanças no clima




Documentário produzido pelo Greenpeace.

Secas extremas, inundações, furacões.... Pessoas que perderam suas casas, suas plantações, seus animais, sua fé. Essa é a realidade enfrentada por brasileiros em diversas regiões do País. A causa? As mudanças do clima. Apesar de muita gente ainda achar que aquecimento global é coisa de cinema ou que só acontecerá daqui a muitas gerações, um documentário onde o Greenpeace mostra que tudo isso já é, infelizmente, uma realidade. 

ESPECIAL:
Filmes de ADRIAN COWELL

Chico Mendes: eu quero viver - Parte 1


Chico Mendes: eu quero viver - Parte 2

Direção: Adrian Cowell e Vicente Rios - Parte da série "A década da destruição", de Adrian Cowell
Com registros feitos entre 1985 e 1988, a equipe acompanhou Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta e na luta pela demarcação das primeiras Reservas Extrativistas na Amazônia. Mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo. 
Documentário em 4 partes.

A destruição do índio: Carnaval da violência

Parte 1

Parte 2

Parte 3


Documentário mostra a realidade dos povos indígenas nativos do lago Titicaca (localizado entre Bolívia e Peru), a condição de extrema-pobreza destes, a perda da fé na Igreja e a influência de idéias socialistas revolucionárias, o que deu origem á guerrilha maoísta - o Sendero Luminoso (ou Caminho Luminoso). 
*Programa exibido em dezembro de 2011 no Canal Brasil, provavelmente não será re-exibido. Dirigido por Adrian Cowell. Em 3 partes no You Tube.

The tribe that hides the man




O Crenacarores são uma tribo indígena vivendo na floresta da bacia amazônica do Brasil que conseguiram fugir das câmeras e tripulantes que acompanham os irmãos Villas Boas durante a sua tentativa de fazer o primeiro contato com essas pessoas hostis e totalmente desconhecidas. A busca pela Crenacarores presta-se a um estilo de documentário que usa as convenções do cinema narrativo, desdobrando-se a ordem cronológica de eventos, ao construir a tensão e suspense da pesquisa: por exemplo, tiradas subjetivas são utilizadas para dar a impressão de que como é para ser visto, por olhos invisíveis em uma selva hostil. Algumas das cenas são encenadas claramente, ajudando a reconstruir os eventos e as tensões da pesquisa.



Nas cinzas da floresta 








A partir da construção da BR 364 em Rondônia e estradas vicinais que a ligavam, este filme de Adrian Cowel e Vicente Rios traça um panorama abrangente, apresentado pelo ambientalista gaúcho José Lutzenberger, de como a política do governo brasileiro para a ocupação da Amazônia na década de 80 levou à degradação de enormes áreas de floresta neste Estado.




3 comentários:

  1. Ótimas dicas de filmes. Muito bom seu blog.
    Maria Lúcia
    Joinville/ SC

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Obrigada por espaço de divulgação de leituras, filmes, documentários..
    Tu não sabe, mas tem me ajudado muito no tcc! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla, que alegria saber disso, o objetivo é ajudar mesmo! Sobre o que é teu TCC? Fiquei curiosa! Abraço

      Excluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...