segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Coleção de livros “Espécies Arbóreas Brasileiras” disponível para download gratuito

A Embrapa Florestas acaba de disponibilizar, para download gratuito, os cinco volumes dos livros “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador que hoje está aposentado e dedicou boa parte de sua trajetória profissional à redação e edição desses livros. Trata-se de importante iniciativa de divulgação de conhecimento sobre as árvores de nosso país, de grande utilidade para professores, pesquisadores e público interessado no tema.


Os cinco volumes trazem 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins; complementadas com mapas, tabelas e fotografias.

Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “nossa intenção é tornar a informação sobre nossas espécies nativas cada vez mais acessível. Temos desafios de restauração florestal e também compromissos assumidos com as novas metas climáticas (NDCs) e o conhecimento embarcado nestes livros pode ajudar no planejamento de uso e conservação das nossas espécies nativas”.
Os livros estão disponíveis na base de dados da Embrapa e podem ser baixados por volume. “A intenção é, em breve, disponibilizar novas formas de acesso a estas informações, mas este já é um primeiro passo”, informa Schaitza.


No link abaixo, você acessa os cinco volumes da coleção gratuitamente:


Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...