segunda-feira, 29 de julho de 2013

2º Simpósio Internacional História Ambiental e Desastres

Divulgamos evento organizado por colegas historiadores ambientais, que acontecerá na UNICENTRO, em Guarapuava-PR, de 28 a 30 de outubro de 2013.




Entrevista com Prof. José Augusto Pádua (UFRJ)

Tempo de oportunidades

Entrevista do Prof. José Augusto Pádua à Revista de História da Biblioteca Nacional
Edição de Junho de 2012


Mudanças climáticas. Catástrofes naturais. Devastação de florestas. Consumo desenfreado. Quem ainda não se sentiu angustiado com a possibilidade do fim do planeta? Para o historiador José Augusto Pádua, este é, na verdade, um momento de oportunidades. “Ao invés de ver tudo isso na defensiva ou como um entrave, devemos encarar a coisa como uma alternativa”, diz o doutor em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), ex-coordenador da área de florestas do Greenpeace na América Latina e autor de Um sopro de destruição,entre outros livros.
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele é um dos pioneiros no Brasil no estudo da História Ambiental, um campo de pesquisa que se propõe a repensar a relação entre o homem e a natureza. Com a carreira dividida entre as salas de aula, as bibliotecas e a militância ambiental, nosso entrevistado faz um alerta: o que está em jogo hoje não é o planeta, mas os sistemas complexos que os humanos criaram para sobreviver nele. “Essa ideia de que nós vamos salvar o mundo é muito arrogante”, afirma.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia


O VIII CBA-Agroecologia acontecerá de 25 a 28 de novembro 2013 no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), tendo como tema central “Cuidando da Saúde do Planeta”.

Submissões de trabalhos para apresentação no evento poderão ser realizadas até 26 de julho de 2013, nas modalidades "ARTIGOS" ou "RELATOS DE EXPERIÊNCIA".

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento:


terça-feira, 2 de julho de 2013

II Jornada Gaúcha de História Ambiental

É com muita satisfação que divulgo o cartaz com a programação e as instruções para inscrição na

II Jornada Gaúcha de História Ambiental, organizada em conjunto pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e GT História Ambiental Anpuh-RS, do qual sou Secretária.

Convidamos todos os estudantes, profissionais de História (professores, pesquisadores) e público em geral. 

O evento será em 08 e 09 de agosto de 2013, na FURG.

Confira os detalhes abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...